Anuário de segurança confirma queda da letalidade policial no Estado de São Paulo

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 25 de julho de 2021 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estado também tem as menores taxas de homicídios e de mortes violentas intencionais do país

Estado também tem as menores taxas de homicídios e de mortes violentas intencionais do país

O Governo do Estado divulgou esta semana o 15º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo, elaborado com dados de 2020, aponta que houve redução na letalidade policial.

Os dados também apontam que São Paulo teve no período as menores taxas de homicídios dolosos e de mortes violentas intencionais do país.

De acordo com a publicação, o território paulista apresentou redução de 6,1% nas mortes decorrentes de intervenções das polícias Militar e Civil, em serviço e fora.

A quantidade passou de 867 para 814, se analisado os anos de 2019 e 2020. Com isso, no ano passado a taxa ficou em 1,8 MDIPs para cada grupo de 100 mil habitantes. A média nacional apresentou um crescimento de 1% em casos desta natureza, passando de 6.351 para 6.416 – 3/100 mil.

Filmagens

Um dos fatores apontados como auxiliares, além de treinamento constante, é a instalação de câmeras corporais portáteis nos uniformes dos policiais militares para dar mais transparência e legitimidade às ações.

Atualmente, mais de três mil equipamentos estão em plena utilização e há previsão para aquisição de outros sete mil por meio de licitação.

Além disso, todos os policiais militares envolvidos em ocorrências que tenham como resultado morte passam pelo Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM).

Apoio aos policiais

Os policiais recebem atendimento e acompanhamento psicológico pelo tempo necessário – que varia em cada caso.

Somado a isto, todos os casos de letalidade policial são rigorosamente investigados pelas respectivas Instituições, com acompanhamento de suas Corregedorias e comunicação imediata ao Ministério Público.

Dessa forma, a quantidade de pessoas mortas em confronto com policiais em serviço completou um ano de queda consecutiva neste índice no mês de maio de 2021.

A redução nos cinco primeiros meses do ano foi de 34%, nas duas polícias, se comparado a igual período do ano passado.


+ Segurança