Black Friday - como fazer suas compras de forma segura e evitar fraudes

Uma das datas mais aguardadas do ano, além da economia também pode ser usada para golpes virtuais

Postado em: em Comércio

São apenas 24 horas, mas os consumidores esperam por elas com bastante antecedência com o objetivo de aproveitar as melhores ofertas e fazer uma economia que dificilmente aconteceria no dia a dia. Dia 24 de novembro é dia dela, a Black Friday.

A data, trazida dos Estados Unidos e realizada no Brasil desde 2011, acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, mas para aproveitar realmente as ofertas é preciso alguns cuidados para que o barato não saia caro depois.

Um dos detalhes que realmente faz a diferença é pesquisar. Mas a pesquisa de preços e melhores condições de pagamento não deve ser feita apenas no dia.

Um certo planejamento antecipado também ajudará: sber exatamente o que quer comprar, bem como o preço médio do produto em diversas lojas, evita a tentação e gastos não programados.

Mas não é apenas com a economia financeira que o consumidor deve se preocupar. a questão da segurança é um fator muito importante para fugir das fraudes não apenas nessa data.

Confira como tornar as compras seguras com essas ações:

- Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social e CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces. As lojas com os selos Black Friday Legal 2017 e Clique e-Valide já passaram por essa checagem.

- Pesquise a reputação da loja escolhida para a compra. É possível acessar através do site do Procon uma lista mensalmente atualizada de sites não recomendados para compras virtuais.

- Certifique-se de que o produto da compra faça parte da promoção. Não são todos os produtos de uma loja que participam do evento. As lojas selecionam apenas alguns itens para a data. Caso a informação sobre se o produto faz parte ou não da Black Friday não esteja clara, tire suas dúvidas por meio dos canais de contato da loja.

- Consulte sites que fazem comparação de preços, produtos e serviços, eles são excelentes ferramentas de informação e estãosempre atualizados.

- Mantenha sempre antivírus, antispyware e firewall e tudo o mais que for possível para evitar acesso às informações pessoais, bancárias e de cartão de crédito.

- Evite o uso de computadores públicos para realizar as compras para garantir maior segurança para os seus dados. AS compras também podem ser feitas pelo smartphone ou tablet.

- Para o pagamento, escolha sites que ofeecem serviços de renome e não apenas boleto bancário.

_ Verifique se a loja possui conexão segura. Geralmente o endereço dessas páginas começa com http:// e o cadeado está ativado. Este ícone pode ser visualizado em uma das extremidades da página e ao clicar nele, verifique se o certificado corresponde ao endereço eletrônico informado.

- Esteja sempre atento às informações sobre prazos de entrega e política de troca e devoluções.

- Guarde todas as informações possíveis sobre a compra: e-mails de confirmação, número de pedido, etc.


Artigos Relacionados