Bicarbonato e limão formam dupla poderosa; para que serve a mistura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de novembro de 2019 às 18:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A combinação de limão com bicarbonato de sódio está entre as mais potentes para soluções caseiras

bicarbonato de sódio e o limão são dois produtos com propriedades incríveis e diversos usos, que os habilitam como opções para substituir produtos de limpeza, alimentos processados e cosméticos. 

Assim como separados, a mistura de bicarbonato com limão também é muito potente. Juntos, os efeitos de cada produto se somam, criando fórmulas mais fortes.

limão

limãoefeito alcalino

bicarbonato de sódio, por sua vez, é um composto químico natural, classificado como um sal alcalino, cuja fórmula molecular é NaHCO3

Ele atua como um neutralizador, ajudando tanto na redução de acidez quanto na de alcalinidade, e também funciona como agente de tamponamento, evitando mudanças no equilíbrio do pH. 

Bicarbonato com limão

Muitas receitas indicam a ingestão de limão com bicarbonato para emagrecer, mas tome cuidado com soluções milagrosas para combater o excesso de peso ou a obesidade. 

Tomar suco de limão com bicarbonato pode fazer parte de uma dieta alcalina, assim como beber água alcalina, mas não é indicado para todas as pessoas e deve ser consumido com cuidado.

Como já observamos, limão e bicarbonato tem ação alcalina no organismo. Mas são ingredientes fortes. 

A acidez do limão pode não fazer bem para pessoas com dor de estômago recorrente ou gastrite, por exemplo, enquanto o bicarbonato deve ser evitado por pessoas com pressão alta, já que trata-se de um sal. 

Além disso, assim como nos casos de azia, é importante evitar o uso contínuo de suco de limão com bicarbonato por mais de duas semanas.

A ingestão de muito bicarbonato de sódio pode provocar o efeito rebote, que aumenta a produção de ácido no estômago e piora os sintomas de doenças como a azia, além de poder provocar dores estomacais. 

Certifique-se também de que o bicarbonato de sódio está completamente dissolvido na água. De toda forma, é fundamental consultar uma médica ou médico antes de começar a ingerir produtos caseiros à base de bicarbonato com limão.


+ Cotidiano