Barro Branco forma 229 novos oficiais da PM para trabalhar em todo Estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de dezembro de 2017 às 07:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Polícia não divulga dados por região, mas Franca e cidades vizinhas devem receber novos aspirantes

A Polícia Militar ganhou 229 aspirantes a oficiais que se formam no curso de bacharelado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Ao todo, são 192 homens e 37 mulheres.

O vice-governador Marcio França e o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho participam da solenidade de formatura, nesta sexta-feira (15), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da Capital.

“Vocês são o futuro dessa respeitada instituição, que há 186 anos zela pelo nosso povo. Tenham todos a certeza que o Governo de São Paulo tem muito orgulho dessa instituição e que vocês certamente levarão adiante a bandeira dessa espada antiga: a espada de Tobias Aguiar, que honrou o seu porte daqueles tempo e até hoje toda a Polícia faz isso. Que vocês possam ter uma longa e feliz carreira”, declarou Marcio Franca.

Os aprovados em concurso público iniciaram o curso em janeiro de 2015, que teve aproximadamente 5.500 horas de aulas – totalizando três anos de estudos. O concurso teve 11.430 inscritos para 220 vagas, o que representa uma relação de 51,9 candidatos por vaga.

Durante a formação, que é reconhecida como graduação, foram aplicadas disciplinas como Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Noções de Polícia Científica, entre outras.

O curso para os futuros oficiais tem o objetivo de capacitar os agentes para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial.

O paraninfo da turma é o coronel Nivaldo Cesar Restivo, comandante geral da Polícia Militar. O patrono é o coronel Francisco Júlio César de Alfieri.

Espadas e próximos passos

Durante a formatura, os cadetes deixam seus espadins de lado e recebem a espada, símbolo do oficialato da Polícia Militar. A arma acompanhará os aspirantes em um estágio de seis meses.

Nesse período, os futuros oficiais acompanharão unidades de patrulhamentos de diversas regiões do Estado de São Paulo e, após esse estágio, serão promovidos à patente de tenente de 2ª classe.

Atualmente, a remuneração dos aspirantes a oficiais da Polícia Militar é de R$ 6.142,13 considerando adicional de insalubridade.


+ Segurança