Banheiros se modernizam e arquitetura volta atenção especial a esse lugar

  • Entre linhas
  • Publicado em 10 de agosto de 2018 às 15:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ambiente conquista atenção especial e tendências vão desde espaços divertidos a sofisticados

Apesar de ser um dos menores ambientes de casa, o banheiro é o lugar que as pessoas buscam na hora de relaxar e de renovar as energias. Não tem nada melhor do que um bom banho para eliminar o estresse e dar ânimo para começar o dia. E é justamente por isso que o banheiro conquistou de vez a atenção especial na decoração.

As tendências atuais seguem numa linha mais clean, com detalhes minimalistas e visual abrangente. O objetivo e a sensação são quase sempre de amplitude, aproveitamento de espaços e aconchego.

Mas inovar no banheiro nem sempre é uma tarefa fácil. A maioria das casas e apartamentos novos já vem com revestimento de porcelanato branco, pia branca, vaso branco, deixando os banheiros sem personalidade. Nessa hora parece que as ideias não fluem direito, você quer mudar, mas não sabe como. “Um projeto adequado às necessidades dos moradores, acompanhando as novas tendências pode resolver o problema e, de quebra, dar mais charme a esse ambiente da casa”, observa a arquiteta Fabiana Andrade.

Segundo ela, entre as tendências deste ano, as cores são as claras, sóbrias e ficam entre tons de branco, cinza, cimento queimado e concreto, além de revestimentos que remetem à madeira e às plantas para ornamentar e trazer cor. O resultado é a conquista da harmonia ao combinar tudo isso, fugindo do óbvio e dos monocromáticos.

Diversão é bem-vinda

Mas se a ideia é transformar o seu banheiro em um espaço muito mais divertido, os azulejos estampados são uma forma de tornar isso possível. A tendência dita ainda que não é preciso apostar em apenas uma estampa. Sendo assim, deixe a criatividade falar mais alto. Aposte em até duas ou três diferentes estampas de azulejos na hora de reformar. “Azulejos que simulam paredes de tijolos ou concreto também representam uma forte tendência para os banheiros em 2017”, diz a arquiteta.

Quebrando a sobriedade das cores claras e acompanhando uma das tendências de levar diversão ao ambiente, uma das apostas em alta são as paredes com tonalidades escuras, como azul escuro, cinza ou até mesmo preto para o mais corajosos. “As paredes escuras prometem trazer um aspecto mais sombrio, elegante e rústico para o ambiente”, pondera Fabiana.

As torneiras podem dar um charme ao banheiro, sejam elas instaladas na parede, ou as de bancada. As bancadas com armários, importantes nos banheiros, são itens essenciais para guardar toalhas, produtos de higiene e limpeza, mas podem ser dispensáveis nos lavabos. “As bancadas flutuantes, sem pés, são uma opção moderna, mas a altura entre o piso e a bancada tem que ser suficiente para facilitar a limpeza”, diz.

A tecnologia e modernidade estão por toda parte, desde o espelho slim, que não embaça, pisos em concreto, toalheiro arrojado em inox que vem do teto e a banheira branca e acolhedora. A iluminação é indireta, o que traz conforto visual e as portas sem batentes, para garantir o visual clean do projeto! “As propostas atuais buscam exatamente o equilíbrio, evitam os excessos, mas não deixam a atmosfera acolhedora de lado. O que se pretende é alcançar a harmonia, o agradável e o limpo. Nada de visuais frios e monocromáticos também”, diz Fabiana.