Bancos de leite e de sangue pedem doações para período do carnaval

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de março de 2019 às 06:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A queda nas doações de leite humano nesse período chega a até 60% nos estoques dos bancos

O carnaval é comumente associado à festa, diversão e alegria, mas também é um período que preocupa profissionais de saúde por causa da baixa nos estoques dos bancos de leite e de sangue em todo o país. Por isso, instituições como a Santa Casa e o Hemocentro de Franca fazem um apelo para que os doadores ajudem a manter as unidades abastecidas durante a folia.

No caso dos bancos de leite, a queda do estoque é comum porque muitas mães doadoras aproveitam o período de recesso para viajar, afastando-se da cidade onde moram e se desligando do programa de doação ao qual pertencem. Isso prejudica o aprovisionamento de leite aos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de patologias, internados nas unidades de terapia intensiva neonatais e que não podem ser amamentados pela própria mãe”.

A queda nas doações de leite humano nesse período chega a até 60% nos estoques das unidades, comprometendo o desenvolvimento e a nutrição de recém-nascidos prematuros. O leite atende a todos os lactentes internados em Franca e na região.

Em relação aos bancos de sangue, as doações também caem consideravelmente no período do carnaval. Um agravante é que, em meio à queda do estoque, o feriado prolongado registra aumento no número de acidentes de trânsito e, por consequência, de pacientes que precisam utilizar o sangue estocado. A recomendação é que os voluntários agendem a doação para diminuir o tempo de espera.


+ Saúde