AVC: Agora “Angels”, Santa Casa recebe certificado para atendimento de urgência

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de agosto de 2019 às 17:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto Angels é uma iniciativa mundial de aperfeiçoamento no atendimento a pacientes com AVC

Marcos Alves, Thiago Silva, Ana Carolina Botto, Tony Graciano, Thaísa Mourão, Octávio Marques e Karla Trevisan

As equipes médicas, de enfermagem e interdisciplinar dos Prontos Atendimentos de Urgências e Emergências da Santa Casa e do Hospital do Coração (ambas unidades do Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca) – e também a Unidade de Internação do 2º Andar do Hospital Geral – na noite da última terça-feira, 27/8 – receberam em evento oficial as placas  de habilitação da Rede AVC (Portaria nº 529 de 11 de abril de 2019 do Ministério da Saúde) e placa do Projeto Angels, certificando equipes altamente treinadas para o atendimento de urgências com pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tratamento dos mesmos.

Profissionais das equipes administrativas, médicas, enfermagem e multidisciplinares

O evento, que aconteceu no Anfiteatro da Santa Casa, foi aberto pelo presidente voluntário do Complexo Hospitalar, Tony Graciano, que agradeceu a presença dos visitantes e parabenizou todos os profissionais que se empenharam para que a instituição recebesse a habilitação “Angels”.

Thaísa Mourão Vasconcelos Mattos - médica neurologista da Santa Casa de Franca

Em seguida, Thaísa Mourão Vasconcelos Mattos – médica especialista em Neurologia da Santa Casa, Mestre em Neurologia pela USP de Ribeirão Preto e docente do internato do curso de Medicina da Unifran – falou sobre a importância do desenvolvimento e aplicação dos protocolos para atendimento de urgências de AVC agudo, que fazem toda a diferença para salvar a vida do paciente e proporcionar um nível de recuperação do mesmo muito superior aos protocolos convencionais.

Logo após, a equipe de enfermagem dos Prontos Atendimentos – Sônia Monteiro, Letícia Andrade, Maristela Figueiredo e Mayara Martins – fez uma apresentação dos indicadores de atendimento às urgências de AVC, mostrando que os protocolos realmente geram resultados positivos neste cenário.

Octávio Marques Pontes Neto, médico neurologista coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC

Concluída a apresentação, Octávio Marques Pontes Neto – médico neurologista, docente do curso de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e Coordenador da Rede Nacional de Pesquisa em AVC – explanou sobre as mudanças que têm ocorrido em relação à importância dada às urgências que envolvem os pacientes com AVC, até mesmo com o surgimento cada vez mais comum de unidades hospitalares especializadas em AVC, assim como já acontece na área de cardiologia, por exemplo. Octávio finalizou parabenizando o presidente e diretores do Complexo Hospitalar, Ana Carolina Botto Paulino (gerente assistencial) e Thaísa Mourão Vasconcelos Mattos, por terem acreditado no Projeto Angels e se empenhado junto aos profissionais das áreas competentes para que a habilitação se tornasse uma realidade, beneficiando inúmeros pacientes.

Ana Carolina Botto Paulino (gerente assistencial da Santa Casa) com Marcos Roberto Alves e Karla Trevisan (ambos da Boehringer)

Os representantes da Boehringer, Karla Trevisan (Educadora Científica) e Marcos Roberto Alves (Consultor de Acesso Hospitalar) – realizaram a entrega da “Stroke Bag” – bolsa com o kit de suporte de vida para urgências de AVC, recebido pela gerente assistencial Ana Carolina Botto Paulino.

Profissionais das equipes administrativas, médicas, enfermagem e multidisciplinares

Encerrado o evento oficial, os presentes foram convidados para um coquetel em comemoração à conquista de todos os profissionais que receberam a certificação do Projeto Angels.

________

Habilitação Rede AVC

As unidades de Pronto Atendimento da Santa Casa de Franca e do Hospital do Coração, através da Portaria nº 529 de 11 de abril de 2019 do Ministério da Saúde, foram habilitadas como Centros de Atendimento de Urgência para Pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral) – e a Unidade de Internação do 2º Andar da Santa Casa de Franca recebeu a habilitação para tratamento destes pacientes.

Esta habilitação beneficia diretamente a população de Franca e região – um público estimado em mais de 700 mil habitantes – uma vez que os hospitais do Complexo Santa Casa estão altamente qualificados para atuarem com agilidade e eficácia, salvando vidas de inúmeras pessoas.

Projeto Angels

O Projeto Angels é uma iniciativa mundial de aperfeiçoamento no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral agudo, proposta pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares.

O objetivo do Projeto é a sensibilização e a capacitação do reconhecimento do AVC não só pela equipe assistencial, mas também pelo setor administrativo. Quando há melhor reconhecimento dos sinais e sintomas do AVC pelas pessoas, o tratamento é favorecido e o paciente sempre tem mais chances de recuperação.

O Projeto Angels possui várias etapas: primeiramente, há uma visita diagnóstica para conhecimento dos processos de qualidade e como é feito o atendimento na teoria e na prática. Em seguida, são elaborados os treinamentos teóricos de capacitação de todos os núcleos envolvidos (o que foi realizado no Complexo Hospitalar) e, posteriormente, há um trabalho de monitoria mensal durante 1 semestre para que o hospital possa conquistar a certificação.


+ Saúde