Autossuficiência em água permite expansão urbana sustentável em Rifaina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de julho de 2018 às 09:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em entrega de obra de água, prefeito de Rifaina anuncia mais 1.100 lotes urbanizados

O Prefeito de Rifaina, Hugo César Lourenço e o vice-prefeito Antônio Eustáquio – Tunico – receberam na quinta-feira (05/07) o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de SP, engenheiro Ricardo Daruiz Borsari e o Diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, engenheiro João César Queiroz Prado, que compareceram à cidade acompanhados do Deputado Federal, Arnaldo Jardim, para oficializar a entrega da obra de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água na cidade.

Avaliada em 800 mil com a geração de 40 empregos na cidade, a obra está em funcionamento desde os primeiros meses de 2017, tendo sido implantada com urgência, depois de uma pane no sistema de energia elétrica que provocou a falta de água justamente quando Rifaina recebia mais de 10 mil visitantes para a passagem de ano de 2016/2017.

Usando da palavra, o Prefeito Hugo destacou que a obra,instalada logo no início de seu terceiro mandato como prefeito, tornou Rifaina autossuficiente no abastecimento de água para uma população flutuante de até 15 mil pessoas.

NOVO LOTEAMENTOS

“Cientes desta capacidade é que podemos projetar Rifaina para o futuro. Acabo de aprovar cinco novos loteamentos e condomínios, com a oferta de mais de 1.100 lotes para as mais variadas faixas de renda, além do novo conjunto habitacional para mais de 120 casas que também já está aprovado e em breve será licitado”, disse o prefeito Hugo.

Tanto o Secretário Borsari, quanto o diretor de sistemas, Queiroz Prado, assim como o deputado Arnaldo Jardim, fizeram questão de destacar a situação diferenciada de Rifaina num raio de 200 km em seu entorno, por sua capacidade de crescimento com qualidade de vida, por conta de seu potencial turístico-empresarial.

O sistema inaugurado na quinta-feira é composto de uma nova adutora com 200 mm de diâmetro e 670 metros de comprimento, além de um reservatório de água de 72 metros cúbicos de água por hora e adequação de toda a rede de distribuição residencial, comercial e industrial da cidade.

O novo sistema que supera em muito a demanda do serviço de água na cidade é um exemplo disso, o que deixa o Prefeito Hugo otimista com a possibilidade de Rifaina passar de MIT – Município de Interesse Turístico – para Estância Turística do Estado de SP. 


+ Urbanismo