​As dificuldades da sociedade atual em assumir os seus erros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de junho de 2016 às 12:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Infelizmente estamos vivendo (ou sempre vivemos?) uma época em que parece que errar é feio e pedir desculpas é um ato de covardia. As pessoas preferem subir nos tamancos, culpar o outro (sempre) e esbravejar como se estivesse querendo provar que seu erro é um acerto. Estamos no tempo de terceirizar os erros, de culpar a todos e tentar sair sempre por cima.

Estamos confundindo um pouco as coisas.

Parece que cansamos de “pagar o pato” e queremos sair do sufoco do povo passivo, que aceita e engole sapos. Tomamos uma coragem de dragão em sair cuspindo fogo pra tudo quanto é lado, algumas vezes fazendo justiça com as próprias mãos. Mas, muitas vezes, estamos nos esquecendo que também erramos e que reconhecer isso faz parte do crescimento do SER.

“Assumir nossos erros exige muita coragem em um mundo que parece feito de pessoas que sempre ganham todas. Assumir nossa ignorância exige muita humildade nesse mundo de quem sabe tudo. A pessoa que comete erros e não consegue assumi-los e mudar de atitude, faz de sua vida um campo de batalha”. [Roberto Shinyashiki]

Errar é humano. Todo mundo erra. Ninguém é perfeito

Essas frases parecem que fazem parte da nossa retórica. Mas, na prática, não reconhecemos o nosso erro. Provocamos barbáries no trânsito, e se o outro nos acusar, buzinando, ficamos loucos, alguns de nós chegam a apresentar o polegar do meio, outros ofendem a mãe alheia e vários mandam “passar por cima”.

Não aceitamos os nossos erros e ainda xingamos quem os apontam. Vivemos em um mundo mascarado de mentiras onde ouvir certas verdades chega a ser um insulto ao nosso próprio orgulho.

Dicas para quem erra na vida

Errou?

Não importa onde: no trabalho, na escola, no trânsito, com o (a) parceiro (a).

Siga os passos básicos:

1) Desça da razão, larga mão da ignorância, tenha humildade;

2) Peça desculpas, diga um “Foi mal”, sinalize de alguma maneira;

3) Evite o mesmo erro e seja feliz.

FIM


+ zero