Artista plástica de Franca, Magda Belato, expõe até dia 11, na USP de Ribeirão Preto

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de outubro de 2019 às 22:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a exposição “Claro Escuro Arte Só-ATO III”, ela apresenta 22 obras de diversas técnicas e materiais

A arquiteta e artista plástica Magda Belato expõe até dia 11 na USP de Ribeirão Preto

A artista plástica de Franca, Magda Belato, está expondo em Ribeirão Preto desde o último dia 23 de setembro – início da primavera. Ela foi convidada pelo professor e Técnico de Comunicação da Prefeitura do Campus da USP, Lélis Cavalieri para levar sua arte e expor no corredor das salas coloridas, espaço que fica na Escola de Enfermagem e Cursos de Extensão da USP. Este espaço é coordenado por Ricardo de Oliveira Lima (Técnico Administrativo do Corredor das Salas Coloridas) local que recebe mensalmente exposições de diversos artistas de várias expressões.

E é através da exposição individual “Claro Escuro Arte Só-ATO III”, que Magda expõe 22 obras de diversas técnicas e materiais, entre elas: esculturas em raízes de árvores; quadros com colagem de carpetes; quadros com colagem de plantas desidratadas; desenhos a lápis de cor; quadros em pintura acrílica sobre tela; e uma obra com materiais recicláveis. “Adoto como conceito artístico o reaproveitamento de materiais antes desprezados pela própria natureza, e também pela construção civil para transformá-los em arte”, observa.

Magda explica que o tema da Exposição Claro Escuro Arte Só – ATO III, traz em si os opostos: o que antes era lixo e que agora se transforma em arte, dando novos significados ao material utilizado. A transformação do material em obra de arte. “Arte só. Somente arte. ATO III por ser a terceira edição dessa exposição. As duas primeiras foram realizadas em parceria com minha amiga arquiteta e artista plástica Silvia Barcelos”, destaca Magda, acrescentando que ATO III traz um trabalho em que faz uma referência à violência contra a mulher, com o título: “Basta” (trabalho desenvolvido com materiais recicláveis: caixote de madeira; garrafa de vidro; e pastilhas cerâmicas em vidro); e junto a ele um poema descritivo da obra. “Posso dizer que meus trabalhos são provocativos, principalmente as esculturas em raízes, cada qual traz em si uma indefinição de formas, elas apenas sugerem ao espectador uma imagem em que ele próprio irá achar dentro de si, através de seu olhar”, completa.

Feliz por poder compartilhar sua arte com estudantes, colaboradores e visitantes da USP de Ribeirão Preto, Magda diz que expor em uma faculdade do nível da USP é uma experiência única e indescritível. “A receptividade e os comentários dos visitantes tanto dos alunos como de docentes é muito importante na questão do retorno ao artista. O que a exposição provoca em cada espectador é muito particular e único”, observa.

Todo trabalho é motivado pelos sentimentos, imortalizando o momento, o instante de criação. “– Minhas esculturas transmitem muito do que vai dentro de mim, perpetuam o momento, o sentimento. A arte é meu ar, não vivo sem ela!”.(Magda Belato)

Sobre a artista: Magda Belato

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1985, pela Universidade de Franca) e artista plástica por vocação, Magda Belato é autodidata. Tem atuação multifacetada com vários trabalhos realizados nos campos das artes e do artesanato. Procura mesclar a aplicação de técnicas novas e tradicionais, buscando versatilidade com os diferentes tipos e texturas de materiais. Com esse tipo de trabalho já participou de diversas exposições, individuais e coletivas e também de salões de arte, tanto nacionais quanto internacionais.

Para conferir a Exposição Individual “Claro Escuro Arte Só – ATO III” da arquiteta e artista plástica Magda Belato, basta comparecer ao Corredor das Salas Coloridas Escola de Enfermagem da USP – Universidade de São Paulo, campus da Ribeirão Preto. A mostra segue aberta ao público até dia 11 de outubro.


+ Cultura