Artesãs transformam fibra da bananeira em peças esculturais. Saiba mais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de junho de 2020 às 12:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Artesas já participaram do Conexão: Sabor, Arte e Negócio, em Passos, e da 30ª Feira de Artesanato, em BH

As artesãs Carina Fátima de Souza Melo e Nailse Geralda de Oliveira Fonseca, de Delfinópolis, estão deixando sua marca na história do município com artesanato em fibra de banana. 

Treinadas pelo Sistema Faemg/SenarMinas no ano passado, elas expuseram seus produtos pela primeira vez em junho do mesmo ano na Feira da Banana de Delfinópolis, e não pararam mais. 

Ainda participaram do Conexão: Sabor, Arte e Negócio, em Passos, e da 30ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

As duas buscavam uma identidade para suas peças junto a um produto que o município têm em abundância: a fibra da bananeira. Delfinópolis é atualmente o segundo maior produtor da fruta no Estado. 

“É gratificante ver que não foi em vão a nossa luta. Todos os apoiadores que acreditaram no nosso trabalho, isso tudo não tem preço. Nós lutamos e esperamos crescer cada vez mais”, disse Carina.

A artesã ainda acrescentou que é muito bom poder trazer outras pessoas para o projeto. Atualmente as ‘Arteiras da Canastra’ já somam 13 pessoas. 

Segundo Nailse, a mudança foi grande e gratificante. “Novas artesãs querem aprender e nós temos a oportunidade de ensinar o pouco que sabemos. É bom chegar todos os dias no Ateliê e saber que tem gente nova e que estamos crescendo com a ajuda e apoio de muitas pessoas. É bom ver o reconhecimento do nosso trabalho”. 

O gerente regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, afirma que o trabalho das artesãs de Delfinópolis comprova que, quando há determinação por parte do empreendedor e apoio de instituições, o sucesso é garantido. “Esse sucesso se deve à qualidade do trabalho feito pelas artesãs”, reforça.


+ Cultura