Artesãs de Delfinópolis conquistam espaço com peças a base de banana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de março de 2020 às 23:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O trabalho das artesãs comprova que quando há apoio de instituições e determinação, o sucesso é garantido.

​As artesãs Carina Fátima de Souza Melo e Nailse Geralda de Oliveira Fonseca, de Delfinópolis, estão deixando sua marca na história recente do município com artesanato em fibra de banana.

Treinadas pelo Sistema Faemg/SenarMinas no início de 2019, elas expuseram seus produtos pela primeira vez em junho do mesmo ano na Feira da Banana de Delfinópolis, e não pararam mais. 

Ainda participaram do Conexão: Sabor, Arte e Negócio, em Passos, e da 30ª Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.

As duas buscavam uma identidade para suas peças junto a um produto que o município têm em abundância: a fibra da bananeira. Delfinópolis é atualmente o segundo maior produtor da fruta no Estado.

“É muito gratificante ver que não foi em vão a nossa luta. Todos os apoiadores que acreditaram no nosso trabalho, isso tudo não tem preço. Nós lutamos e esperamos crescer cada vez mais”, disse Carina. 

A artesã ainda acrescentou que é muito bom poder trazer outras pessoas para o projeto. Atualmente as ‘Arteiras da Canastra’ já somam 13 pessoas.

Segundo Nailse, a mudança foi muito grande e gratificante. “Novas artesãs querem aprender e nós temos a oportunidade de ensinar o pouco que sabemos. 

É muito bom chegar todos os dias no Ateliê e saber que tem gente nova e que estamos crescendo com a ajuda e apoio de muitas pessoas. É bom ver o reconhecimento do nosso trabalho”.

O gerente regional do Sistema Faemg/Senar Minas em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, afirma que o trabalho das artesãs de Delfinópolis comprova que quando há determinação por parte do empreendedor e apoio de instituições, o sucesso é garantido.

“Esse sucesso se deve a qualidade do trabalho feito pelas artesãs”, reforça.

Apoio e ateliê

Elas abriram em novembro um Ateliê e conquistam a cada dia mais o reconhecimento da população pelo trabalho desenvolvido e também o reconhecimento de turistas e logistas pela beleza e utilidade das peças criadas.

Para tanto, elas têm o apoio de parceiros como o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) a ADELBA (Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis), Instituto Candeias, Sistema Faemg / Senar Minas, SEBRAE e da prefeitura.

A segunda participação das ‘Arteiras da Canastra’ na Feira da Banana acontecerá entre os dias 27 a 30 de maio, agora com uma versão ainda mais aprimorada das peças, depois dos últimos treinamentos. 

Além do trabalho do instrutor Jair Dionísio de Souza, que conduziu o curso e o resgate cultural do trabalho realizado em Delfinópolis, através do Senar Minas, as artesãs contam com o apoio do Instituto Candeias, que tem promovido o encontro delas com arquitetos e artistas plásticos.


+ Artes