Área central de Franca recebe monitoramento eletrônico da Guarda Civil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de dezembro de 2019 às 00:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para realizar esse trabalho está sendo utilizado um ônibus dotado de câmeras que longo alcance

​Desde o começo desta semana, a Guarda Civil Municipal passou a realizar o monitoramento eletrônico da área central de Franca, a partir e uma base móvel instalada na Praça Nossa Senhora da Conceição. 

Para realizar esse trabalho está sendo utilizado um ônibus dotado de câmeras que longo alcance que permitem aos operadores visualizar toda a movimentação nas imediações, facilitando a identificação de qualquer situação de anormalidade.

A Secretaria de Segurança e Cidadania em conjunto com a Guarda Civil Municipal, contando com o suporte das equipes de Tecnologia da Informação da Prefeitura, tiveram que realizar alguns ajustes técnicos nos equipamentos antes do início do monitoramento. 

Trata-se de um suporte importante suporte aos comerciantes e moradores em geral, que nesse período do ano se dirigem ao centro para suas compra, melhorando a sensação de segurança e proteção.

O ônibus equipado com as câmaras e monitores, onde os guardas civis fazem o acompanhamento, permanecerá na Praça Nossa Senhora da Conceição, ao lado da Fonte Luminosa durante o expediente comercial ampliado, até as 22 horas. 

Esse ônibus foi conseguido pela Prefeitura junto ao Governo Federal e permaneceu sem uso por longo período em razão da falta de documentação. A viatura conta com uma haste de 7 metros dotadas de câmeras giratórias que captam imagens em todas imediações e as direcionam para os monitores no seu interior.

Quando for identificada alguma situação anormal, inclusive com a identificação das pessoas, os guardas civis entram em ação, acionando a Polícia Militar que tem o papel institucional de fazer a segurança ostensiva.


+ Segurança