Aprenda como cultivar e cuidar de bonsais, uma arte chinesa milenar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de novembro de 2019 às 23:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Descubra como cultivar um bonsai e saiba quais são os cuidados necessários para curtir o hobby

O​s chineses cultivaram árvores em miniatura há mais de mil anos, uma arte mais tarde desenvolvida por monges japoneses. Quase toda árvore ou arbusto pode ser cultivado dessa forma.

Para criar um bonsai ao ar livre, escolha uma muda de árvore com uma forma que você ache interessante.

Como cultivar

Plante-o num vaso e deixe-o firmar-se por um ano. Na primavera seguinte, remova-o, pode as raízes grossas e arranque todos os ramos que estejam crescendo vigorosamente. 

Repita o processo no segundo ano. No terceiro ano, corte as raízes em até um terço para se adaptarem a uma bandeja de bonsai e arranque continuamente raízes indesejadas. 

Depois faça uma espiral com arame revestido de plástico em volta dos galhos para criar formas retorcidas. 

Lembre-se de que árvores decíduas, como os bordos, são mais flexíveis na primavera, ao passo que as sempre-verdes, como o pinheiro e junípero, são mais bem modeladas no outono.

Como proteger o bonsai

A fim de proteger seu bonsai, coloque-o num lugar abrigado no lado de fora. Se houver previsão de geada, envolva-o em plástico bolha.

Bonsais para dentro de casa são espécies tropicais e é melhor mantê-las permanentemente num lugar afastado da luz solar direta. 

Procure uma com raízes uniformemente espalhadas e uma forma elegante. De vez em quando, com tempo ameno, elas apreciarão o ar fresco vindo de uma janela aberta.


+ Meio Ambiente