Aprenda as formas fáceis de colocar em prática as metas para o próximo ano

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 09:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:16
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para tirar do papel sua lista de desejos, é preciso ter um pensamento estratégico e foco

O pensamento estratégico é uma das principais chaves para atingir os objetivos traçados para as mais diversas áreas. Não apenas no ambiente corporativo, um planejamento bem feito também pode impulsionar conquistas nos âmbitos familiar e financeiro. É por isso que o plano pessoal torna-se essencial para o crescimento e realização de sonhos – em todos os sentidos.

Allessandra Canuto, coach e palestrante da empresa AlleaoLado, dá dicas simples para tirar do papel a sua lista de desejos. Confira:

  1. 1. Escreva tudo

Escrever todas as etapas do planejamento torna-o mais fácil e organizado. Ao colocar no papel (ou em uma planilha) os objetivos, prazos e o plano de ação, fica mais simples monitorar passos e identificar possíveis oportunidades e riscos. Mas não fique preso: depois de um tempo é aconselhável analisar e monitorar os resultados para possíveis correções.

  1. 2. Invista no autoconhecimento

Conhecer-se é uma maneira de diagnosticar o que precisa ser feito para chegar aos seus objetivos. Dedicar tempo e esforço para buscar a sua essência – por meio da leitura, cursos, terapia, diálogos – só traz benefícios. “As pessoas precisam ampliar a percepção a respeito de si, para identificar quais as necessidades precisam ser atendidas e se sentirem confortáveis com a vida, para poderem ser elas mesmas”.

  1. 3. Olhe para o futuro próximo

Não pense muito a frente. Isso só fará com que perca tempo e energia, além de não trazer resultados palpáveis. Períodos menores, entre três, cinco e dez anos permitem criar o planejamento adequado para o sucesso. “A primeira coisa é pensar como você quer que sua vida esteja em 2020 e, então, especificar tudo que deve ser feito impreterivelmente em 2017”.

  1. 4. Defina os objetivos

Tenha muito bem delineada a sua situação atual, onde quer chegar e os passos para efetivamente conquistar as metas traçadas. “A dica é encontrar o que se ganha e o que se perde ao conquistar o objetivo idealizado, pois muitas vezes sabotamos nosso plano por não querer perder algo que faz parte da rotina”.

  1. 5. Dê um passo do tamanho da sua perna

Planos muito elaborados e de difícil execução são praticamente uma passagem direta para o fracasso, gerando frustração. Um bom planejamento é aquele possível de ser implantado dentro da realidade. Porém, caso se decepcione, não pense que tudo está perdido. “A maneira mais rápida de lidar com a frustração é fazer uma análise do que impediu o objetivo de ser realizado, e, posteriormente, verificar o que foi aprendido”.

Para estruturar ainda mais esse “plano de vida”, você também pode seguir o passo a passo elaborado pela especialista em gestão Allessandra Canuto:

  • Eleja os objetivos mais relevantes
  • Verifique quais competências estão ao seu favor e o que pode impedir a realização das metas
  • Crie um plano detalhado
  • Liste ações que podem te atrapalhar e evite-as


Sobre Alle ao Lado:

Allessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação, facilitação e treinamento para potencializar negócios através do desenvolvimento de pessoas. Ela é sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em consultoria e coaching para incentivar as empresas e indivíduos a potencializar seus resultados. Alle quer provocar seus colaboradores para que eles percebam o que não estão vendo, ajudar a encontrar recursos que estão deixando de lado, incentivá-los a ampliar sua presença de forma relevante no mercado e, claro, instigá-los para que se sintam mais empoderados para agir por conta própria. Saiba mais em alleaolado.com.br