Após um ano da eleição, supermercadistas estão otimistas com governo

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de novembro de 2019 às 11:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O cenário pessimista também melhorou passando de 40% para 27% neste ano

Após um ano da eleição presidencial, a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) mostra que o otimismo no governo federal está em alta. Com 55% de otimismo na percepção atual do supermercadista, o cenário é bem diferente do registrado há 1 ano, quando o índice era de 10%. O pessimismo era de 75%, atualmente é de 23%.

O percentual de empresários com confiança segue em alta, tendo a expectativa futura de vendas subindo pelo 4º mês seguido. Com datas como Black Friday e Natal,  o setor entra no último trimestre de 2019 com a expectativa de vendas do empresariado em 64%, melhor resultado desde abril deste ano. Em setembro, o índice era 50%.

Os sinais da economia são ambíguos, alternando boas e más notícias, como, por exemplo, o CAGED batendo recordes mensais de empregos formais, porém o IBGE aponta uma queda lenta do desemprego baseado em informalidade. Isso reflete na confiança do empresário, que, no geral, caiu levemente de 38% (setembro) para 35% (outubro) e o pessimismo caiu de 23% (setembro) para 20% (outubro).

O otimismo dos empresários em relação a empregos nos supermercados caiu de 40% (setembro) para 23% (outubro), já o sentimento quanto à taxa de juros exercida no país subiu de 30% (setembro) para 59% (outubro).

 

SOBRE A APAS RIBEIRÃO PRETO

A Regional Ribeirão Preto foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de empregos também é bastante representativa: em torno de 31 mil pessoas trabalham em supermercados nesta região. Só na cidade de Ribeirão Preto, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo. A APAS possui 10 regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.


+ Economia