Após incêndios, Prefeitura de Guaíra inicia recuperação da Mata do Thaís

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de novembro de 2017 às 21:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foi obtida uma verba de R$ 200 mil com o governo de Estado para urbanização e revitalização da reserva

Num ano extremamente seco a reserva ambiental do Bairro Thaís sofreu muito com os incêndios. Estima-se que cerca de um terço da massa vegetal tenha sido perdida com os focos de fogo que arrasaram a mata durante o período mais seco.

No entanto a Prefeitura já conseguiu uma verba de R$ 200 mil com o governo de Estado para urbanização e revitalização da reserva. O município tem o projeto de fazer o cercamento e calçamento circundando a floresta.

Nesta semana a Secretaria Municipal de Agricultura, Setor de Parques e Jardins e Serviços Urbanos começou a recuperação do horto, fazendo a limpeza e replantio de mudas nativas.

Foram retirados detritos e plantas invasoras. Quanto ao reflorestamento, seguindo as resoluções do Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente – foram plantadas espécies nativas, sendo algumas frutíferas, endêmicas da nossa região, com o cuidado de intercalar espécies pioneiras e secundárias. Um procedimento adotado para preservar a mata o mais natural possível.

Com esta intervenção o Secretário de Agricultura do Município, Rafael Graner Lélis espera iniciar também o trabalho de orientação para conscientizar a população circundante das medidas de preservação, como não dispensar lixo no parque, evitar e denunciar quem estiver provocando incêndio.

A reposição vegetal vem, também, em preparação para o recebimento das benfeitorias que serão executadas com o recurso disponibilizado pelo governo de Estado.


+ Cidades