APCD, ACIF e Prefeitura promovem em outubro ação contra câncer bucal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de setembro de 2019 às 20:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No próximo mês, 30 profissionais atenderão a população no centro de Franca de forma gratuita

A Regional de Franca da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) firmou parceria com o GE-Odonto (núcleo odontológico do Programa Empreender, da ACIF – Associação do Comércio e Indústria de Franca) e a Prefeitura de Franca para promover um mutirão de diagnóstico e ação preventiva ao câncer bucal.

O evento acontecerá em 25 de outubro, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Franca.

De forma gratuita, 30 profissionais examinarão a população interessada e, quando necessário, farão o encaminhamento imediato à Secretaria de Saúde de Franca.

De acordo com o Ministério da Saúde, diante de lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias, deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.

A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço; rouquidão persistente e, nos casos mais avançados, dificuldade de mastigação, engolir, fala e sensação de que há algo preso na garganta.


+ Saúde