​Apae Franca faz balanço de suas atividades no ano e elege nova diretoria

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de novembro de 2019 às 11:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
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Entidade francana é referência em todo o Brasil no atendimento aos portadores de deficiência

​A APAE Franca realizou nesta quarta-feira (13/11) a reunião anual para a prestação de contas do exercício de 2019 e eleger sua nova diretoria para o triênio 2020/22. 

As contas em 2020 apresentaram superávit e Agenor Gado foi reeleito por aclamação, já que não houve chapa concorrente.

A reunião de diretoria foi realizada na noite de quarta-feira no salão social da entidade, onde a gestora técnica, Ernestina assunção Cintra, e a gestora financeira, Karina Magalhães, apresentaram os números da APAE Franca. 

Ernestina, a Tina, explicou que a principal atividade da entidade está relacionada ao atendimento de deficiência Intelectual, cuja missão é contribuir para que essas pessoas possam ter melhor qualidade de vida.

Ela ressaltou que a APAE Franca é referência na região no atendimento assistência, educação e saúde às pessoas deficientes. 

Imbuídos nessa proposta tanto os colaboradores quanto os próprios gestores têm um foco de valores: de  ética, transparência, compromisso. 

Tina explicou que nos últimos meses a ação da gestão tem trabalho dentro de um planejamento estratégico em diversas áreas, proporcionando que a Instituição seja autossustentável. 

“Estamos tentando mudar esse foco com a diretoria e buscando o nosso diferencial das demais 304 APAES no Estado”, ponderou. 

A unidade de Franca tem uma atuação grande, atendendo 11 municípios da região e 3 cidades mineiras (Capetinga, Claraval e Ibiraci). 

ATENDIMENTO

Entre os atendimentos que vêm sendo realizados, a Assistência Social atende 447 usuários; Saúde,  954 usuários, sendo que o principal destaque é para o serviço do CER – Centro Especializado de Reabilitação; e na área da Educação atende a 504 alunos na escola “João Maria Vianney”. 

Tina destacou que a entidade tem certa preocupação com o crescente número de pacientes (crianças) com o diagnóstico de autista. 

Cada vez mais esse número está crescendo e deixa certa preocupação, explicou.

Mesmo com esses números ainda existe uma demanda reprimida, sendo:  Saúde 88 pessoas, Assistência 145 e Educação 11.

CONTAS

Na apresentação das contas da entidade, Karina Magalhães afirmou que a entidade recebeu recursos significativos de parceria públicas (mais de R$ 7 milhões), enquanto a captação superou os R$ 4,1 milhões, atingindo um total de R$ 11.4 milhões, no período de janeiro à setembro de 2019.

Do total de despesas apresentadas 68% são aplicados em pagamento de pessoal, 17% manutenção da entidade, 12% captação de recursos  e outras 3% em despesas financeiras e tributárias. 

Os maiores parceiros públicos são: Prefeitura de Franca, que destina 47% dos recursos, 33% União, 12% Estado e 8% municípios da região. Até agora a entidade trabalha com um superávit parcial de R$ 587 mil. 

Um dos destaques de arrecadação  a partir de 2017 foi a retomada do leilão, que alcançou bons resultados: R$ 1,1 milhão  (2017), R$ 1,083 milhão e R$ 723 mil em 2019.

Já a captação do Projeto Empresa APAExonada este ano chegou a R$ 320.610,00 em setembro.

Por ano, a entidade realiza 72 mil procedimentos na saúde e são servidas 239 mil refeições. 

E, todo trabalho tem a chancela da Empresa de auditoria independente Audisa Auditores Associados, que proporciona maior segurança para a entidade, explicou Karina.

REALIZAÇÕES 

Ao pronunciar sobre as realizações por sua diretoria, o empresário Agenor Gado citou inúmeras ações.

Mencionou a ampliação do corpo técnico, Capacitações de profissionais, Construção da rampa de acesso ao CER, Reforma do bloco de assistência social, cobertura do bloco de educação física, ampliação do bloco administrativo, refeitório (reforma elétrica, telhado, mesas e cadeiras 1200 refeição dia).

Também citou as melhorias no sistema de captação de água, manutenção dos banheiros, instalação de cobertura interligando os blocos, facilitando acesso; reforma do ambulatório, construção da rampa de acesso aos ônibus, paisagismo no CER, pinturas desenhos, instalação de circuito interno com câmeras.

Outro detalhe foi a regularização de áreas construídas da APAE, entre outros, como a valorização do esporte. E o projeto APAExonada será retomado em 2020.

Para o próximo triênio está previsto a manutenção da equipe técnica, informatização, manutenção das instalações, reforma do bloco infantil, troca de Van, projeto de acessibilidade, criação de áreas de embarque e desembarque.

Também estão nos planos a criação do espaço de acolhimento para as mães, pista coberta de hipnoterapia, quiosque para leitura, projeto fotovoltaico projeto,  cobertura do espaço de eventos, e muitos outros.

Durante a reunião foi eleita a nova diretoria que tomará posse em janeiro de 2020.

Presidente: Agenor Gado

Vice: Toni Salloum Filho

1º diretor secretário: João Batista Lima

2º diretor secretário: Paulo Henrique Ferreira

1º diretor financeiro: Alfredo Militão Rodrigues

2º diretor financeiro: Antônio Valdyr Medezani

Diretor de patrimônio: Sergio Alexandre Tozzi Viário

Diretor social: Ébio Pedroza

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 

Anderson Luís do Nascimento

Anderson Paim Rosa

Augustinho Valdemar Juliatti

Carlos Renato Donzelli

Danilo Rezende

Dourival Mourão Filho

Edna Léia de Souza

Elizabete Esposito Quirino

Fernanda Martins Peixoto e Castro

Fernando César Raymundo

Hygor Pedrosa Andrian

Juliano Arantes 

Juliano Ribeiro

Karla Janaina de Moraes Borges

Luciano Augusto de Carvalho

Luis Bellotti

Marcelo Luís de Mello

Marco Aurélio Gilberti Filho

Mario Roberto Ewbank Seixas

Matheus Lourenço Pupim

Milton de Paula Martins

Renato Raimundo

Rosângela Aparecida Cunha da Silva

Tarciso Botto

Urias Francisco Cintra

Viviane Jeromini Canterúcio

CONSELHO FISCAL – titulares

Jorge Flávio Sandrin

Elder Lopes Migliorini

Raquel de Fátima Andrade Hamuy

CONSELHO FISCAL – suplentes

Viviani Jerômini Canterúcio

Alessandra Euripa Lourenço Carvalhaes

Alexandre Henrique Leonel

PROCURADORIA JURIDICA

Setimio Salerno Miguel

Claudia Maria Fragoso Cerqueira

CONSELHO CONSULTIVO

Paulo Sérgio Résio

José Olavo Gilberto

Marco Aurélio Ubiali

Maria Ignês Toselho Archetti

Paulo Benintendi Zamilhowsky

Jorge Flávio Sandrin 

Erismar Tanja


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