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Entidade francana é referência em todo o Brasil no atendimento aos portadores de deficiência
A APAE Franca realizou nesta quarta-feira (13/11) a reunião anual para a prestação de contas do exercício de 2019 e eleger sua nova diretoria para o triênio 2020/22.
As contas em 2020 apresentaram superávit e Agenor Gado foi reeleito por aclamação, já que não houve chapa concorrente.
A reunião de diretoria foi realizada na noite de quarta-feira no salão social da entidade, onde a gestora técnica, Ernestina assunção Cintra, e a gestora financeira, Karina Magalhães, apresentaram os números da APAE Franca.
Ernestina, a Tina, explicou que a principal atividade da entidade está relacionada ao atendimento de deficiência Intelectual, cuja missão é contribuir para que essas pessoas possam ter melhor qualidade de vida.
Ela ressaltou que a APAE Franca é referência na região no atendimento assistência, educação e saúde às pessoas deficientes.
Imbuídos nessa proposta tanto os colaboradores quanto os próprios gestores têm um foco de valores: de ética, transparência, compromisso.
Tina explicou que nos últimos meses a ação da gestão tem trabalho dentro de um planejamento estratégico em diversas áreas, proporcionando que a Instituição seja autossustentável.
“Estamos tentando mudar esse foco com a diretoria e buscando o nosso diferencial das demais 304 APAES no Estado”, ponderou.
A unidade de Franca tem uma atuação grande, atendendo 11 municípios da região e 3 cidades mineiras (Capetinga, Claraval e Ibiraci).
ATENDIMENTO
Entre os atendimentos que vêm sendo realizados, a Assistência Social atende 447 usuários; Saúde, 954 usuários, sendo que o principal destaque é para o serviço do CER – Centro Especializado de Reabilitação; e na área da Educação atende a 504 alunos na escola “João Maria Vianney”.
Tina destacou que a entidade tem certa preocupação com o crescente número de pacientes (crianças) com o diagnóstico de autista.
Cada vez mais esse número está crescendo e deixa certa preocupação, explicou.
Mesmo com esses números ainda existe uma demanda reprimida, sendo: Saúde 88 pessoas, Assistência 145 e Educação 11.
CONTAS
Na apresentação das contas da entidade, Karina Magalhães afirmou que a entidade recebeu recursos significativos de parceria públicas (mais de R$ 7 milhões), enquanto a captação superou os R$ 4,1 milhões, atingindo um total de R$ 11.4 milhões, no período de janeiro à setembro de 2019.
Do total de despesas apresentadas 68% são aplicados em pagamento de pessoal, 17% manutenção da entidade, 12% captação de recursos e outras 3% em despesas financeiras e tributárias.
Os maiores parceiros públicos são: Prefeitura de Franca, que destina 47% dos recursos, 33% União, 12% Estado e 8% municípios da região. Até agora a entidade trabalha com um superávit parcial de R$ 587 mil.
Um dos destaques de arrecadação a partir de 2017 foi a retomada do leilão, que alcançou bons resultados: R$ 1,1 milhão (2017), R$ 1,083 milhão e R$ 723 mil em 2019.
Já a captação do Projeto Empresa APAExonada este ano chegou a R$ 320.610,00 em setembro.
Por ano, a entidade realiza 72 mil procedimentos na saúde e são servidas 239 mil refeições.
E, todo trabalho tem a chancela da Empresa de auditoria independente Audisa Auditores Associados, que proporciona maior segurança para a entidade, explicou Karina.
REALIZAÇÕES
Ao pronunciar sobre as realizações por sua diretoria, o empresário Agenor Gado citou inúmeras ações.
Mencionou a ampliação do corpo técnico, Capacitações de profissionais, Construção da rampa de acesso ao CER, Reforma do bloco de assistência social, cobertura do bloco de educação física, ampliação do bloco administrativo, refeitório (reforma elétrica, telhado, mesas e cadeiras 1200 refeição dia).
Também citou as melhorias no sistema de captação de água, manutenção dos banheiros, instalação de cobertura interligando os blocos, facilitando acesso; reforma do ambulatório, construção da rampa de acesso aos ônibus, paisagismo no CER, pinturas desenhos, instalação de circuito interno com câmeras.
Outro detalhe foi a regularização de áreas construídas da APAE, entre outros, como a valorização do esporte. E o projeto APAExonada será retomado em 2020.
Para o próximo triênio está previsto a manutenção da equipe técnica, informatização, manutenção das instalações, reforma do bloco infantil, troca de Van, projeto de acessibilidade, criação de áreas de embarque e desembarque.
Também estão nos planos a criação do espaço de acolhimento para as mães, pista coberta de hipnoterapia, quiosque para leitura, projeto fotovoltaico projeto, cobertura do espaço de eventos, e muitos outros.
Durante a reunião foi eleita a nova diretoria que tomará posse em janeiro de 2020.
Presidente: Agenor Gado
Vice: Toni Salloum Filho
1º diretor secretário: João Batista Lima
2º diretor secretário: Paulo Henrique Ferreira
1º diretor financeiro: Alfredo Militão Rodrigues
2º diretor financeiro: Antônio Valdyr Medezani
Diretor de patrimônio: Sergio Alexandre Tozzi Viário
Diretor social: Ébio Pedroza
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Anderson Luís do Nascimento
Anderson Paim Rosa
Augustinho Valdemar Juliatti
Carlos Renato Donzelli
Danilo Rezende
Dourival Mourão Filho
Edna Léia de Souza
Elizabete Esposito Quirino
Fernanda Martins Peixoto e Castro
Fernando César Raymundo
Hygor Pedrosa Andrian
Juliano Arantes
Juliano Ribeiro
Karla Janaina de Moraes Borges
Luciano Augusto de Carvalho
Luis Bellotti
Marcelo Luís de Mello
Marco Aurélio Gilberti Filho
Mario Roberto Ewbank Seixas
Matheus Lourenço Pupim
Milton de Paula Martins
Renato Raimundo
Rosângela Aparecida Cunha da Silva
Tarciso Botto
Urias Francisco Cintra
Viviane Jeromini Canterúcio
CONSELHO FISCAL – titulares
Jorge Flávio Sandrin
Elder Lopes Migliorini
Raquel de Fátima Andrade Hamuy
CONSELHO FISCAL – suplentes
Viviani Jerômini Canterúcio
Alessandra Euripa Lourenço Carvalhaes
Alexandre Henrique Leonel
PROCURADORIA JURIDICA
Setimio Salerno Miguel
Claudia Maria Fragoso Cerqueira
CONSELHO CONSULTIVO
Paulo Sérgio Résio
José Olavo Gilberto
Marco Aurélio Ubiali
Maria Ignês Toselho Archetti
Paulo Benintendi Zamilhowsky
Jorge Flávio Sandrin
Erismar Tanja