Ambulantes seguem nas ruas de Franca oferecendo vários tipos de produtos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de novembro de 2018 às 16:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Informais vêm de diversas partes do país e atuam prejudicando comerciantes e consumidores

Basta uma volta pela cidade, de segunda a sábado, para se verificar que a administração municipal ainda não conseguiu controlar a situação dos ambulantes. Apesar do anunciado aumento na fiscalização dos vendedores, diversos tipos de produtos continuam sendo oferecidos pelos ambulantes, sem nota, sem tributos e sem qualquer garantia par os consumidores. 

Os informais seguem com plena liberdade e, salvo poucos exemplos de atuação da fiscalização, continuam atuando nas principais avenidas e ruas de Franca praticamente à vontade.

A ação da Prefeitura para combater a invasão de ambulantes foi conceder um aumento, condecido pelo prefeito Gilson de Souza (DEM), para que fiscais sanitários realizem a fiscalização dos ambulantes, mas até o momento o panorama mudou pouco pela cidade.

No Centro, muitas pessoas ainda oferecem seus produtos, sem garantia ou controle de qualidade, livremente, sejam gênero alimentício ou brinquedos e roupas. Situação que atinge diretamente os lojistas, que pagam tributos e perdem vendas diante de uma concorrência desleal e também os consumidores que compram sem qualquer garantia os produtos oferecidos.

Pelos bairros, formam-se corredores pelas avenidas que lembram feiras livres. No Parque Vicente Leporace, os canteiros ao lado da ciclovia se tornaram expositores de tapetes, com “varais” instalados entre as árvores.

No Parque do Horto, são vendidas frutas, ovos, sofás e cofres, além de outros produtos sem procedência que também podem ser comprados no Bairro São Joaquim, próximo ao shopping, no Aeroporto e em todas as regiões da cidade.

Gilson de Souza acompanha tudo à distância, desde a ocupação diária das ruas da cidade como o desempenho dos fiscais sanitários, com salários maiores mas ainda sem a efetividade esperada e sem a devida cobrança por parte da fonte pagadora, ou seja, a Prefeitura.


+ Política