Ama queijos? Aprenda a usá-los na gastronomia. Aqui estão várias dicas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de janeiro de 2020 às 15:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já que os pratos são saborosos, que tal aprender a usar os diversos tipos de queijos na gastronomia?

O​ queijo é um alimento que é quase unanimidade nos pratos pelo mundo afora. Independente das estações do ano, comer queijo puro ou em alguma receita, sempre será uma boa opção. Seja na lasanha ou em pizzas.

Um queijo frescal no café da manhã. Aquele macarrãozinho com queijo ralado. Ou, até mesmo assado no churrasco, sempre teremos uma forma de acrescentar essa delícia nos pratos que preparamos no dia a dia.

E que tal aprender a usar os diversos tipos de queijos na gastronomia? Confira algumas dicas:

Ricota – pode ser fresco ou defumado, contém uma textura fina, podendo combinar com vários tipos de pratos. Um queijo que permanece firme mesmo depois do cozimento, pode ser usado para recheios em massas, panquecas, grelhas e patês.

Requeijão – combina com doce ou salgado. Quem nunca passou um pouco de requeijão no pão no lugar da manteiga? São vários os tipos de pratos que combinam com essa delicia tipicamente brasileira como: camarão gratinado, quibe assado, empadas, fricassê etc.

Queijo Minas Padrão – trata-se da principal matéria prima do famoso pão de queijo. Além disso, ele pode ser usado em risotos, bolos, tortas etc.

Brie – um queijo macio, de cor amarela e com uma casquinha crocante por fora. Existem vários pratos que podemos fazer com esta iguaria como um delicioso bolinho de risoto, pastel assado, folhados dentre outros.

Queijo de leite de búfala – se você quer uma receita com um queijo bem cremoso, você pode optar pelo queijo de búfala, de origem italiana, este queijo tem uma textura bem cremosa. 

Por ser bem suave, o sabor dos outros alimentos quando misturados a ele não se perdem, podendo ser usado como ingrediente de várias receitas desde sanduíches e tortas, até saladas, massas e carnes.

Queijo de leite de cabra – na gastronomia este queijo pode ser usado em saladas com ervas aromáticas e avelas, com bacalhau e camarões.

Cottage – conhecido como o queijo mais magro que existe e um dos mais saudáveis, é também uma fonte de vitaminas e nutrientes com baixas calorias. 

São vários os tipos de receitas leves que podem ser feitas com ele, por exemplo, o creme de queijo, pastinha de atum e creme de espinafre. 

Você pode usá-los no lanche e servi acompanhado de pãozinho, torradas e canapés.


+ Gastronomia