Alunos do Uni-Facef, fazem ação de prevenção em escola estadual de Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de setembro de 2019 às 20:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através do Programa SBC Vai à Escola, estudantes receberam orientações sobre cuidados com a saúde

Na manhã da última quarta-feira, 25 de setembro, estudantes do 1º ano de Medicina e de Enfermagem do Uni-FACEF estiveram na Escola Estadual Profª. Adelina Pasquino Cassis, em Franca, para promover o Dia do Coração.

A ação contou com apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), por meio do Programa SBC Vai à Escola, além das 19 regionais da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). 

Este é o maior programa de prevenção cardiovascular do mundo, e o território paulista torna-se pioneiro ao receber as atividades. Celebrado em 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é o grande mote para o evento. 

O objetivo do programa é levar orientações de como criar um estilo de vida saudável, visando à prevenção e à promoção da saúde cardiovascular dos alunos de 06 a 18 anos. Através de ações que proporcionarão educação e formação para professores e alunos, os mesmos servirão como agentes multiplicadores e transformadores da redução dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares e promoção da saúde da população. “Crianças e adolescentes precisam estar informados desde cedo sobre os fatores de risco modificáveis para as doenças cardiovasculares. Somente assim poderemos   reverter as 400 mil mortes anuais registradas da principal causa de óbitos no país”, lembra o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Oscar Dutra. Ele informa que o êxito do programa permitiu que o SBC vai à Escola pudesse ser ampliado para outros estados que já estão se estruturando para também promover atividades, conforme o modelo implantado em São Paulo. “É a nacionalização que está em curso”, completa o presidente da SBC.

O Uni-FACEF e seus departamentos de Enfermagem e Medicina apoiam essa ação, por entenderem ser fundamental a conscientização de todos a respeito da promoção da saúde e da prevenção de doenças cardiovasculares.

Os estudantes do Uni-FACEF interagiram com os estudantes da escola visitada e tiveram a possibilidade de contribuir para a saúde da comunidade.


+ Saúde