Alunos da rede estadual de Franca fazem provas do Saresp: dias 27 e 02/12

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de novembro de 2019 às 11:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avaliação está sendo aplicada no turno escolar, e este ano, pais também responderão a questionários

Os estudantes da rede estadual de ensino de Franca estão sendo submetidos nesta quarta-feira, 27 de novembro, a primeira etapa das provas do Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A segunda etapa que ocorreria nesta quinta-feira, 28, ficou para segunda-feira, 02 de dezembro, em razão do feriado de aniversário de Franca.

A exceção foi obtida pelo dirigente regional de Ensino, Marcos Antônio Pereira do Amaral junto à Secretaria Estadual de Educação.

As provas estão sendo aplicadas no turno escolar. E uma novidade nesta edição é que os pais também responderão a questionários, reforçando que a participação de todos é fundamental para produzir resultados que sirvam como base para avaliações para aplicar melhorias na aprendizagem dos estudantes do estado.

A prova tem o intuito de avaliar habilidades dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. As provas de Língua Portuguesa e Matemática avaliam habilidades essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem, produzindo importantes indicadores para subsidiar o planejamento escolar e as tomadas de decisão em políticas educacionais.

Os resultados do Saresp são utilizados para a composição do Idesp – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo, e o sistema também está aberto para as redes municipais, particulares, SESI e unidades do Centro Paula Souza que aderirem à avaliação.

A rede municipal

Este ano, apenas as escolas estaduais de Franca participam do Saresp. Por uma decisão da Secretaria Municipal de Educação de Franca, através do responsável pela pasta, Edgar Ajax Filho, a rede municipal não participará.

Segundo o secretário municipal, Franca tem a própria avaliação que está “bem alinhada com os processos pedagógicos” da atual gestão. Além disso, ele justifica o alto gasto para participar. “Não há necessidade de mais uma prova. A rede municipal já participará do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) da Prova Brasil, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que nos classificou como segundo lugar no ranking do Estado até o 5º ano.”, disse.
Ainda segundo Ajax, o objetivo do governo de Gilson de Souza (DEM) é participar do Saresp a cada dois anos. 


+ Educação