Alto índice de vandalismo nos espaços públicos gera prejuízos ao município

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 10:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até o momento foram arrancados e levados 24 mil metros de cabos de energia de praças e jardins

A Prefeitura de Franca vem se deparando com uma situação cada vez mais difícil no que diz respeito aos serviços de conservação e manutenção dos espaços públicos por conta da contínua prática de furtos de equipamentos, fiação elétrica e práticas de vandalismo.

Através da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, o Departamento de Manutenção Elétrica contabiliza cerca de 24 mil metros de cabos de energia arrancados e levados de praças e jardins. Em dois locais isso aconteceu nas últimas semanas, em uma praça no Jardim Paulistano, região Leste, na rua Arnould Faria Junqueira, onde os responsáveis pela troca de luminárias atendendo reclamações de moradores, compareceram e depararam com luminárias arrancadas dos postes, cabos removidos e furtados, entre outros estragos nos alambrados.

Na área verde nos arredores da Cachoeira do Córrego Cubatão, no Jardim Consolação, situação idêntica foi diagnosticada: com o local às escuras e comparecendo ao local para substituir algumas luminárias, os técnicos depararam com as caixas de energias rompidas, a partir de buracos aberto nas laterais. Os casos têm sido levados ao conhecimento da Guarda Civil Municipal e elaborados boletins de ocorrência, porém sem eficácia prática, pois os infratores quando são identificados logo acabam em liberdade e continuam sua conduta delituosa.

Um outro espaço público bastante utilizado, mas alvo permanente de depredações e vandalismo é o Parque ‘Zumbi dos Palmares’, na Vila Formosa, além de diversos outros equipamentos de convivência das comunidades. Uma das providências adotadas a partir desses registros, está sendo reforçar as caixas de energia com estruturas de concreto para evitar que sejam estouradas e a partir delas a fiação seja subtraída.

A população dos locais alvos de furtos e danos devem acionar a Guarda Municipal, pelo telefone 3724-1033 ou a Polícia Militar, 190, 24h.


+ Cotidiano