Alimentação X Estrias

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 09:33
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você sabia que a alimentação também pode ajudar na redução das estrias? Além de tratamentos estéticos e cosméticos específicos para acabar com essas linhas, algumas substâncias presentes na nossa alimentação são potentes aliados nesse combate.

Vitamina C
A vitamina C ajuda na hidratação do corpo, na proteção e manutenção da aparência jovial da pele e na absorção de colágeno, proteína responsável pelo fortalecimento da cartilagem, vasos sanguíneos e da pele, proporcionando flexibilidade e elasticidade. Fontes: frutas cítricas como laranja, kiwi e morango, por exemplo, além de brócolis, pimentões, espinafre, entre outros.

Ômega 3
Substância conhecida pela ação anti-inflamatória, o ômega 3 é essencial para potencializar o processo de cura e fechamento de cicatrizes – inclusive estrias. Fontes: Aposte numa dieta rica em peixes (principalmente atum, salmão, arenque, cavalinha, sardinha e truta), óleos vegetais, como o de linhaça, e oleaginosas.

Antioxidantes
Além do ômega 3, alimentos antioxidantes também têm função cicatrizante e aumentam a longevidade das células, ou seja, atuam impedindo a degeneração do tecido. Neste caso, a vitamina C permanece na lista de aliados, e também devem ser incluídas no cardápio as do complexo E (reparação da pele danificada) e A (rejuvenescimento das células), selênio e flavonoides. Fontes:  alimentos integrais, folhas verde-escuras, ovo, cenoura, abóbora, manga, maçã, uva, chá verde e cúrcuma.

Zinco
Outro mineral que tem capacidade cicatrizante e atua na formação de colágeno, porém sua principal característica é a prevenção do estiramento da pele. Fontes: feijão, lentilha, banana, passas, carnes magras e leite são ótimas fontes. Dica: esses alimentos só terão efeito visível e estético se consumidos em conjunto com ao menos dois litros de água diários.

Água
Hidratação é uma das palavras-chave para a redução das estrias. Fontes: água e água de coco.

Evite ao máximo
Alimentos que elevam o nível de sal e acúmulo de toxinas nocivas no organismo e, consequentemente, na pele, o que aumenta o risco do surgimento de estrias. Fontes: alimentos refinados, industrializados, ricos em açúcares, gordurosos, enlatados e processados.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero