Telemarketing no fim se semana: Alesp aprova lei proibindo chamadas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de outubro de 2019 às 14:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Consumidor pode recusar chamadas de telemarketing, mas precisam se cadastrar no site do Procon

Deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovaram um projeto de lei que tenta limitar ligações de empresas de telemarketing aos clientes entre segunda e sexta-feira, das 9h às 18h.

Aprovado, o projeto de autoria do deputado Barros Munhoz (PSL), precisa ser sancionado pelo governador João Doria (PSDB) para entrar em vigor.

Além da proibição de ligações aos finais de semana, o texto também propõe a criação de um cadastro de usuário que possibilite a manifestação de interesse ou não à comercialização dos produtos e serviços ofertados pelas empresas, assim como proíbe as empresas de realizarem as ligações com número privado.

Munhoz cita como exemplo de abuso o caso de uma operadora de telefonia móvel condenada pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) a pagar R$ 40 mil em danos morais a um cliente que alegou receber de 15 a 20 ligações diárias.

Lei de Bloqueio

O texto do projeto cita a Lei Estadual 13.226, promulgada em 2008, que criou o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações em São Paulo.

Segundo a lei, o consumidor paulista pode recusar chamadas de telemarketing. Para isso, precisam se cadastrar no site da Fundação Procon – SP. As empresas que desrespeitarem a legislação devem prestar esclarecimento sob sua conduta e estão sujeitas a processos administrativos e multas de até R$ 9 milhões.


+ Justiça