​Ajax será ouvido às dez horas por vereadores na Câmara Municipal de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de setembro de 2018 às 09:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretário terá de explicar nomeação de 36 diretoras para “trabalho voluntário” nas escolas

O secretário de Educação de Franca, Edgar Ajax, é aguardado pelos vereadores, às dez horas desta terça-feira, para prestar esclarecimentos sobre a nomeação de 36 professoras concursadas para realizarem uma espécie de “trabalho voluntário” nas escolas como diretoras.

A nomeação foi estranha e feita por Ajax, ao invés de ter a rubrica do prefeito Gilson de Souza. A explicação é que as nomeações foram administrativas e que as diretoras não receberão os 30% a mais de FG – Função Gratificada.

Ou seja, as diretoras, que são todas professoras concursadas, assumirão a responsabilidade de comandar as escolas sem qualquer compensação financeira para isso.

Além da dúvida quanto à eficácia da medida, há outros aspectos que preocupam professores e outros servidores da Educação. Todas as professoras poderão acionar a Justiça Trabalhista, por desvio de função, uma vez que dirigir escolas não é atribuição do concurso que elas foram aprovadas.

Nem mesmo as diretoras nomeadas estão entendo bem a situação. “Fui chamada para assumir a direção por uma mensagem de WhatsApp. Está muito confuso tudo isso”, afirmou uma delas à reportagem do Jornal da Franca.


+ Política