Airton Sandoval defende reforma tributária em análise na Câmara

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de setembro de 2017 às 10:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sandoval elogiou iniciativa de retirar a concentração dos impostos sobre o consumo

 O senador francano Airton Sandoval (PMDB-SP) defendeu a proposta de reforma tributária em análise na Câmara dos Deputados. Em sua avaliação, o projeto aponta para a modernização tecnológica e simplificação de tributos.

Airton Sandoval acredita que, com a aprovação das medidas propostas, os custos e a burocracia para as empresas serão reduzidos e o combate à corrupção será mais eficiente. O volume de impostos arrecadados deverá se manter em 35% do produto interno bruto, mas o modelo tributário será modificado.

Sandoval elogiou a iniciativa de retirar a concentração dos impostos sobre o consumo e colocá-la sobre a renda, uma vez que o o modelo atual, frisou, sobrecarrega os mais pobres.

O senador mencionou os pontos que acredita serem os mais importantes da proposta, como a reformulação do Imposto de Renda, a divisão de impostos entre União, estados e municípios e a simplificação das cobranças.

De acordo com o projeto, salientou o senador, seriam extintos nove tributos: Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins), salário educação, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)  e o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros. No lugar deles, entraria o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).


+ Economia