Aglomerado Urbano de Franca é oficialmente reconhecido pelo IBGE

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de maio de 2019 às 16:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Revisão do IBGE mostra a criação de uma nova aglomeração urbana no estado de São Paulo: a de Franca

O IBGE realizou mais uma atualização na lista dos municípios que compõem as regiões metropolitanas (RMs), regiões integradas de desenvolvimento (RIDEs) e aglomerações urbanas definidas pelos Estados e pela União.

Desde 2013, o IBGE atualiza semestralmente a composição das diferentes RMs, RIDEs e Aglomerações Urbanas do país. 

As novas informações, referentes ao semestre terminado em 31 de dezembro de 2018, podem ser acessadas à direita da página.

Revisão mostra a criação de uma nova aglomeração urbana no estado de São Paulo

A revisão atual do IBGE mostra a criação da Aglomeração Urbana de Franca, no estado de São Paulo, composta por 19 municípios: Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. 

A Aglomeração Urbana de Franca, criada pela Lei Complementar nº 1.323, de 22 de maio de 2018, é a terceira do estado de São Paulo, que já contava com as aglomerações de Jundiaí e Piracicaba.  

Existem atualmente, no país, cinco aglomerações urbanas, sendo três no estado de São Paulo e duas no Rio Grande do Sul.

Não houve alterações nas regiões integradas de desenvolvimento (RIDEs) brasileiras, nem nas Regiões Metropolitanas dos estados brasileiros. 

Ao todo, há 74 regiões metropolitanas atualmente no Brasil, sendo que o estado com maior número de RMs é a Paraíba (12), seguido por Santa Catarina (11), Alagoas (9) e Paraná (8).


+ Urbanismo