Afinal, você sabe quais são as causas da tão temida celulite? Descubra

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de novembro de 2019 às 03:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A celulite é mais comum nas mulheres devido à maior tendência para acumularem determinados tipos de gordura

​A celulite manifesta-se pela presença de pele com aspecto irregular, em casca de laranja. Não é um problema de saúde grave, mas pode afetar a autoestima. 

É mais comum nas mulheres devido à sua maior tendência para acumularem determinados tipos de gordura e tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas. 

A celulite afeta quase 90% das mulheres depois da puberdade – mesmo as que parecem estar em boa forma

O que é celulite?

Popularmente conhecida como celulite, lipodistrofia ginóide é o nome técnico dessa inflamação que ocorre sob a pele. 

De acordo com dermatologistas, ela acontece decorrente de alterações do tecido adiposo e na microcirculação linfática de tecidos sanguíneos, causando uma fibroesclerose (endurecimento) no tecido conectivo. 

O incômodo, que afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, tem como maior característica o aspecto ondulado, parecido com uma “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo.

Conheça 5 causas da celulite estética:

1) Hereditariedade: se alguém da sua família tiver celulite, como a sua mãe ou sua tia, você tem grandes chances de a desenvolver também.

2) Problemas circulatórios: quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso, causando, assim, a celulite.

3) Alterações hormonais: níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite.

4) Pílula anticoncepcional: o comprimido também pode desencadear o problema, pois adiciona mais uma dose extra de hormônios no seu organismo.

4) Má alimentação: a ingestão em excesso de açúcares e carboidratos pode causar inflamação no tecido celular e causar a celulite.

5) Falta de exercícios físicos: o sedentarismo também contribui para o excesso de toxinas no organismo que causam o aparecimento dos furinhos no corpo.

Se você tem celulite e se incomoda com essas marcas, procure um dermatologista para garantir o melhor tratamento a fim de amenizar o quadro.