Adultização de crianças pequenas é um fenômeno cada vez mais comum

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de março de 2016 às 19:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comportamentos inadequados, além de excesso de responsabilidades são os principais culpados pelo problema

​Nos dias atuais, cada vez mais cedo, as crianças têm assumido grandes responsabilidades na busca de aquisição de competências, isso porque a sociedade exige perfeição e não permite falhas.

Adultizar uma criança significa inserí-la precocemente no mundo adulto. Esse processo pode acontecer de várias formas, com excesso de atividades cotidianas, por exemplo. É muito comum encontrar pequenos que aos cinco anos já participam de aula de língua estrangeira, atividade física, musicalizacão, dança e atividades extra-curriculares. São tantas e distintas atividades que a criança não tem absolutamente nenhum tempo para viver verdadeiramente a infância.

Outro aspecto que leva a adultização precoce é o estímulo da vaidade em excesso.

Com certeza você conhece alguns pais que incentivam demasiada vaidade e exageros para suas filhas, com o uso indiscriminado de cosméticos, roupas curtas ou que não são adequadas para a idade, além de exageros na maquiagem e esmaltes.

Os eletrônicos também estão cada vez mais estão inseridos no universo infantil e colaboram para o problema.  Estudos revelam que, a cada dez crianças, oito possuiem aparelhos eletrônicos, o que é número altíssimo e tanto quanto assustador.

Para não correr o risco de promover a adultização de seu filho e sobrecaregá-lo com atividades demais, ou comportamentos inadequados para a idade dele, mantenha um relacionamento próximo e aberto.

Procure dar mais liberdade para que ele exerça a criatividade de maneira espontânea, tendo ao menos dois dias na semana para escolherem o que de fato gostariam de fazer. Aproveite os dias livres pra estar perto deles e sempre os oriente dos prazeres e alegrias de ser apenas criança.