Adeus à chapinha: cresce número de mulheres abandonando os fios lisos

  • Entre linhas
  • Publicado em 14 de agosto de 2018 às 18:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fios volumosos e naturais voltam à tona e garantem um visual moderno e cheio de charme às mulheres

Hoje em dia, o mundo permite ousar. Pessoas autênticas estão em alta. Muito mais do que um estilo, quem assume suas características naturais, ganha pontos e faz mais sucesso. Não importa a opinião alheia. Os cabelos cacheados estão livres da escravidão das chapinhas e da química que os destroem por dentro. E isso pode ser visto em revistas de todo o mundo, através de editoriais de beleza, que mostram mulheres lindas com cabelos enrolados como tendência.

Após anos de reinado da chapinha e do alisamento, os cachos voltam a brilhar e, cada vez mais, a indústria de beleza oferece opções para quem quer valorizá-los. São salões, tratamentos e produtos voltados especialmente para os cuidados com os cabelos cacheados e crespos. 

A ideia de que esses tipos de fios têm opções limitadas de cortes e penteados ficou para trás. “O chanel e o long bob são ótimas pedidas, pois estão em alta e podem ser adaptados aos cachos”, diz a cabeleireira Lúcia Helena Coelho, do Salão Charme & Cia, que avisa: “as ondas deixam o visual mais sexy”.

Ela explica que cortes médios e longos em camadas dão movimento e ajudam a controlar o volume. Para quem prefere versatilidade, ela indica o curto, que pode ter a nuca batida ou ser chanel com a frente mais longa. “Cabelos cacheados significam sinal de empoderamento e de aceitação. Esse processo de aceitação dos cachos acaba inspirando as meninas de cabelo liso, que agora, também pedem por cortes que deixam o cabelo mais volumoso”, pondera Lúcia Helena.

Quem quer cabelos naturais novamente é preciso ter paciência, para dar tempo dele se desintoxicar e tomar sua forma natural, gradativamente. É importante lavar os fios com produtos certos e hidratá-los sempre. Cabelos cacheados têm tendência ao ressecamento e se desidratam mais rápido. “Para hidratar e reduzir o volume e o frizz, ela recomenda um tratamento à base de manteigas de abacate e karitê, ômega 6, óleo de oliva, complexo de aminoácidos e vitaminas A, K, D e E”, sugere.

Os cortes

Engana-se quem pensa que os cortes para cabelos cacheados e crespos são todos iguais: o que não faltam são opções para dar uma atualizada no look e deixar os cachos ainda mais bonitos. Quer renovar o visual com o que está em alta na estação? Do moderninho tapered hair cut ao clássico corte em camadas, a temporada conta com estilos para todos os gostos.

O tapered hair cut, por exemplo, é ideal para quem quer dar uma radicalizada no visual ou para dizer adeus à transição capilar e fazer o “grande corte” que retira toda a parte com química. Com a nuca e as laterais bem batidas, em contraste com o topo volumoso, esse estilo chama atenção entre os demais curtinhos por imitar o efeito de um moicano e deixar qualquer look com um toque bem moderno. 

Além do ousado tapered hair cut, uma boa opção para quem não quer um visual tão curtinho é o que lembra o formato de um coração, conhecido como Heart Shaped. Deixando a raiz mais cheia e as pontas com menos volume, esse look garante um toque estiloso aos cachos. 

O corte arredondado já é queridinho entre as cacheadas e crespas, e continua como tendência em 2018. Feito nos fios bem curtos ou em comprimento médio, ele ajuda a valorizar o volume natural e, no caso dos crespos, é o formato indicado para garantir um black poderoso.