​Ações trabalhistas ligadas à pandemia superam 1,4 mil; quase 5 mil demissões

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de junho de 2020 às 18:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Acordos prevendo a redução da jornada de trabalho, salários e antecipação das férias chegam a 6.405

Um levantamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) revelou que, até abril, o país registrou 1.457 ações trabalhistas nas Varas do Trabalho ligadas exclusivamente à Covid-19. 

Segundo o TST, as regiões judiciárias com maior número de ações no total são Minas Gerais, Rio de Janeiro e Campinas (SP). Indústria, transporte e comércio foram os setores com maior número de reclamações, com 42,6% do total. 

Os assuntos mais frequentes nos casos de janeiro a abril incluem aviso prévio, levantamento e liberação do FGTS e multa de 40% do FGTS.

EM FRANCA

Conforme publicação do Jornal da Franca, a Assescofran (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Franca e Região) realizou pesquisa para mostrar os impactos que o setor produtivo.

Os números apresentados dizem respeito aos acordos, demissões, fechamentos e buscas de apoio aos programas do governo no período que vai do dia 1º ao dia 17 de abril.

Nesse período, foram registradas 4.828 demissões em 66 dos 142 escritórios que responderam à pesquisa.

Acordos prevendo a redução da jornada de trabalho, salários e antecipação das férias chegam a 6.405.

As empresas que encerraram suas atividades ou estão em processo de encerramento foram 559.

Outras 1.271 empresas tiveram que recorrer aos auxílios, como financiamento da folha de pagamento, oferecidos pelo governo ou bancos privados.

Marcos César Pimenta, presidente da Assescofran, falou em entrevista que “o comércio foi o mais impactado, principalmente em shoppings e as empresas de alimentação, que não tiveram como trabalhar, além do comércio em geral”.

Uma nova pesquisa deverá ser publicada nos próximos dias pela entidade.


+ Justiça