Acervo de parceria da Unesp com ONG Ecofalante inclui filmes sobre a Amazônia

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de agosto de 2019 às 11:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com catálogo atualizado, conteúdo audiovisual pode ser usado para atividades nos câmpus

​Documentários que retratam a vida, a cultura e os conflitos na região da Amazônia, assunto que dominou o noticiário internacional nos últimos dias, são os destaques do catálogo do segundo semestre da parceria entre a Unesp e a ONG Ecofalante, que põem à disposição da comunidade universitária conteúdo audiovisual de caráter socioambiental para utilização nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Realizada desde o ano passado, por meio de um convênio da ONG com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proex), a parceria renova periodicamente os filmes disponíveis para a Universidade, no âmbito de um acervo de amplo interesse científico composto por produções que abordam questões nacionais e internacionais articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O catálogo do segundo semestre é composto por cerca de 60 filmes novos. Aqueles que tratam da questão amazônica são produções nacionais, como os documentários brasileiros “Empate” e “Amazônia, o Despertar da Florestania”, e internacionais, como o vídeo britânico “Quando Dois Mundos Colidem”, sobre conflito no Peru.

Todas as unidades universitárias podem solicitar esses filmes da parceria para serem exibidos em seus câmpus. A única exigência é elaborar um plano de exibição que inclua espaço para diálogo sobre o conteúdo a ser reproduzido. Por exemplo, ao exibir um vídeo que remeta à questão amazônica, essa temática tem de ser discutida de alguma forma com o público presente.

Quem tiver interesse de ter acesso ao conteúdo audiovisual disponível pode entrar em contato com a servidora Ângela Amaral, da Proex, pelo email [email protected].

Filmes premiados

Alguns dos filmes disponíveis pela parceria foram premiados na 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, como a produção venezuelana e alemã “Está Tudo Bem”, que retrata os efeitos da crise econômica na população da Venezuela, e o documentário brasileiro “Parque Oeste”, sobre a jornada por moradia liderada por uma mulher no interior do Brasil.

No total, a parceria entre a Unesp e a ONG Ecofalante possui um acervo de 125 filmes.

Para conhecer o acervo filmográfico colocado à disposição da Unesp pela ONG Ecofalante no 2º semestre de 2019 (e sua articulação aos ODS/ONU), clique aqui

Mais informações podem ser obtidas na página que detalha a parceria. No vídeo abaixo, o professor Paulo Moura, assessor da Proex, explica os objetivos e as possibilidades de uso acadêmico da parceria


+ Cotidiano