Acervo de José Hamilton Ribeiro é inaugurado em Santa Rosa de Viterbo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de janeiro de 2018 às 23:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Centro de Memória que leva o nome do jornalista mais premiado do Brasil foi inaugurado no último sábado, 13/01

José Hamilton Ribeiro, considerado o repórter do século e ganhador de sete Prêmios Esso, a mais importante premiação do jornalismo brasileiro, ganhou uma bonita e merecida homenagem em sua cidade natal, Santa Rosa do Viterbo. Um Centro de Memória que leva seu nome e conta com mais de 150 itens do acervo pessoal do jornalista foi inaugurado no último dia 13 de janeiro.

O local servirá como um espaço de pesquisa e conservação de acervos referentes à história do município e de seus moradores e filhos ilustres, como é o caso de Jose Hamilton, que cedeu mais de mais de 150 itens de seu acervo pessoal para o Centro de Memória.

Luís Fernando Gaperini, prefeito da cidade comentou a respeito do significado do jornalista e do espaço que lhe foi destinado em homenagem. “José Hamilton Ribeiro foi considerado o repórter do século e nos sentimos honrados de ser conterrâneos deste grande personagem. A criação do Centro de Memória se configura num momento de extrema importância para nossa cidade e poder mostrar as conquistas deste filho ilustre nos enche de honra e orgulho. Certamente este é um marco na história de Santa Rosa e o início de um projeto grandioso para a cultura local”, disse.

O espaço conhecido como Cadeia Velha agora abriga o Centro de Memória. O local passou por algumas reformas e adequações para receber o acervo e volta a ser um ambiente destinado à promoção de atividades culturais depois de alguns anos.

O Centro de Memória está situado no prédio da antiga Cadeia Velha, que fica na Rua José Bonifácio, 51, em Santa Rosa do Viterbo. 


+ Cidades