Abstenção na 2ª fase da Unicamp é de 11,3% e supera ano de 2017

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 13:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade com maior número de estudantes que não compareceram aos locais de prova é Fortaleza, com 32%

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp divulgou que a abstenção total de estudantes na 2ª fase do vestibular da Unicamp, que começou neste último domingo, 14 de janeiro, foi de 11,3%. Maior do que em 2017, quando o número de alunos que não compareceram foi de 10%. Em 2016, a abstenção chegou a 13%.

Foram 1.749 ausentes de um total de 15.461 vestibulandos inscritos na prova. 

A cidade que teve o número maior de abstenção foi Fortaleza, com 32%. De acordo com o coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a justificativa é por causa da característica destes candidatos que prestam engenharia. “Provavemente muitos desses candidatos já passaram em outras instituições como IME ou ITA”, explicou.

Para a coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça, a prova se manteve fiel às características da Unicamp. “É uma tradição de interdisciplinariedade e de abordar temas atuais, que o aluno tem que usar conhecimentos que ele já carrega ao longo dos anos com leituras diversas. No caso da prova de literatura, por exemplo, obviamente precisaria ter lido todas as obras. Resumos não iam resolver”, enfatizou.

Professores de cursinhos que estavam de plantão elogiaram a prova deste domingo. “É muito exigente, precisa de uma capacidade redacional e interpretativa muito importante. Continua sendo uma prova muito atual, na primeira fase já foi  conferida essa a característica. Foi muito exigente, na minha opinião a Fuvest da semana passada foi mais fácil do que a prova de hoje. Nem por isso o vestibulando tem de ficar tranquilo, tem notas altíssimas para buscar entre outros candidatos”, disse Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante.

Já o supervisor de língua portuguesa do Anglo, Sérgio Paganim, afirmou que a prova deste domingo foi especificamente para avaliar a capacidade de leitura do candidato. Segundo ele, a Unicamp está dando um recado sobre a importância da leitura de diversos gêneros. “Claro que o conhecimento prévio era importante, mas, no caso da redação, os textos base já eram suficiente para o candidato desenvolver um conteúdo e passar para o papel.

Região de Campinas tem menor abstenção

Entre todas as regiões divididas pela Comvest, a de Campinas foi a que teve a menor abstenção, 9,1%. A Grande São Paulo vem logo atrás com 11,5%, pouco menos do que o Interior, que registrou 11,8% de abstenção. Puxada por Fortaleza, as Capitais tiveram um índice de 19.3% de abstenção.


+ Educação