Abertas as inscrições para estudantes participarem do Projeto “Vem pra USP!”

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de agosto de 2019 às 22:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é estimular a vivência da rotina da graduação em espaços livres em instituições de ensino superior

Estudantes da rede pública, em todo o estado, têm até o dia 30 de agosto para participar do programa “Vem pra USP!”, uma modalidade do EducaSP que estimula a vivência da rotina da graduação em espaços livres em instituições de ensino superior.

Faça sua inscrição aqui

O programa é destinado a estudantes oriundos de escolas públicas que queiram ter a oportunidade de vivenciar o funcionamento do processo de ingresso em uma universidade pública. São cinco cursos, todos com 40 horas de duração e duas horas diárias de atividade, sempre nos dias da semana e em contraturno escolar.

“As opções são diversas. Teremos cursos de astrobiologia, robótica, desenvolvimento de aplicativos e jogos, supertecnologias, fotografia e o curso “Quero Engenhar”, que fala sobre os diversos tipos de engenharias que temos na universidade e em qual o estudante pode se identificar mais”, explica Herbert Alexandre João, educador da USP. Todos os cursos acontecem nas dependências da USP.

As inscrições terminam às 12h do dia 30 de agosto.

Foco na aprendizagem e desenvolvimento de competências

O EducaSP é um dos projetos para modificar a formação no Estado e torná-la mais abrangente, desenvolvendo capacidades que vão além dos conteúdos aprendizados na escola. No projeto, os alunos terão cursos que desenvolvem áreas artísticas e técnicas, colaborando para a formação completa do indivíduo.

“Hoje, o professor é muito mais um tutor e um curador do conhecimento ao invés de apenas alguém que demonstra o conhecimento para os alunos. O século XXI exige que o cidadão tenha diversas capacidades, como interpretar informações, ter resiliência, saber trabalhar em grupo, gerir suas emoções e se comunicar bem”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da educação.

Para o Governador João Doria, a ideia casa com necessidades da universidade e do estudante. “De certa forma, é um ‘Corujão da Educação’, porque ele vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo com isso melhor qualidade de ensino e principalmente uma motivação adicional para os alunos da rede”, disse o governador João Doria.

Já o “Vem pra USP!”, que é o módulo do EducaSP dentro da Universidade de São Paulo, acontece pela segunda vez em 2019. E com sucesso. “O resultado alcançado neste ano superou as expectativas”, salientou o idealizador do projeto e vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes. “A contribuição dos colaboradores foi essencial para que atingíssemos elevado número de escolas em 93% das cidades do Estado de São Paulo. Todos trabalhando para aproximar a Universidade das escolas públicas e, ao mesmo tempo, melhorando a autoestima dos alunos, dos professores e dos envolvidos com o ensino na rede pública”, comemorou.


+ Educação