A política e o futebol

  • EntreTantos
  • Publicado em 4 de abril de 2018 às 08:51
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saudações paciente leitor!

Que comecem as disputas.

O Brasil se prepara para um grande evento de elevadas proporções midiáticas. Um espetáculo que, a cada quatro anos salpica de esperança, o ânimo dos brasileiros. Um evento, no qual é injetado milhões de cédulas, onde, antigos adversários se aliam, assim como outros, outrora companheiros de equipe, optam por defender novas bandeiras. Seus principais personagens já estão em aquecimento, treinando ardorosamente, suas pedaladas, seus dribles, suas rasteiras. Os espectadores, se dividem, entre aqueles que optam por acompanhar da poltrona de casa, e os que não perdem o calor das ruas.

Não, paciente leitor, lamento decepcioná-lo, caso entenda neste enredo, uma abordagem ao grande espetáculo futebolístico, aguardado para este 2018. Não faço menção à copa do mundo de futebol. Falo das eleições nacionais, onde serão escolhidos nossos novos representantes. Embora, devo reconhecer que haja certa semelhança entre tais eventos.

Numa partida de futebol, por exemplo, cabe à torcida, o mero papel de espectador, simples mortais, entoando incitações de amor à sua bandeira. Bastante semelhante aos eleitores, meros torcedores, defensores de bandeiras partidárias que, através do voto, procuram eleger o elemento símbolo de seu “clube” político, mesmo que, de repente, seus ideias e filosofias jamais se enquadrariam nas ações básicas que se espera de um governante. O que importa de fato é que meu “clube político” vença o seu. Se no futebol existem defensores, saltando à espantar qualquer ameaça contra sua baliza. No mundo político existem a monopolização de mídia, cadeiras e bancadas, barrando qualquer nova perspectiva. Há também os laterais, que ficam às margens, esperando pequenas brechas, solidificadas em escândalos. Existe o chamado centrão, que corre para todo lado, e quase sempre perdem fôlego antes de findar a partida. Os atacantes são sempre bem habilidosos, iludem facilmente, pedalam, entram de sola e tudo. Se as partidas de futebol são orientadas por seus treinadores, na política, os marqueteiros conduzem a campanha eleitoral. Em ambos existem impedimentos, provocações, penalidades e, somente no caso da política, a regra nem sempre é clara.

A seleção campeã é sempre coroada com um troféu. Objeto de cobiça dos demais jogadores, que se agastaram na exaustiva partida. Nós, torcedores, tomamos emprestado a conquista, tanto quanto o troféu. “Somos campeões do mundo de futebol” temos orgulho em dizer. Mas, não nos é permitido, ao menos tocar no troféu. Os milhares de reais bonificados pelo título, não nos entra no bolso. Não fomos protagonista diretos na partida que patrocinamos ao comprarmos o bilhete. Bilhete, cédula eleitoral. Grande semelhança!

Em outubro, novos gestores, novos governantes serão coroados com o poder, com a chave geral do Brasil. Mas, penosamente, tal qual no futebol, não é permitido ao eleitor, ao menos tocar nesta conquista. Meu partido é líder na bancada, meu candidato se elegeu, mas, eu continuo sendo tratado como torcedor, que paga seus luxos, que patrocina todo o movimento de gestão do pais, que defendeu a bandeira insultando e sendo insultado. Mas, que não colhe fruto algum desta conquista. E que aguarda esperançoso mais quatro anos, para viver a emoção tudo de novo. Acreditamos que, desta vez, apreendemos a torcer, que não confiaremos mais nos juízes, pois, são, muitas vezes, vulneráveis à corrupção de favorecer determinada equipe. Juramos para nós mesmo que entendemos mais do futebol, que os treinadores que estão à beira do gramado.

Ah! Amamos o futebol. Por esta razão, acompanhamos o mercado, as novas jogadas, as estatísticas, os números.

Detestamos política. Por esta razão, não nos interessa “troca-troca” partidário, as novas manobras eleitorais, os escândalos, o caráter de nossos candidatos.

Todavia, concluo que, no futebol, a emoção sempre se renova. Já, na política. Ah! a política, propõe pensar que, este nosso álbum, maltrapilho e amarrotado, está repleto de figurinhas repetidas…

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero