A partir de fevereiro, placa de carro zero Km terá tarja azul e emblema do Mercosul

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de janeiro de 2020 às 12:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instalação será obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, mudança de categoria de veículo, roubo, etc

As placas de identificação veicular emitidas para carros zero quilômetro, a partir de fevereiro, ganham tarja azul e emblema do Mercosul.

A instalação será obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, mudança de categoria de veículo, roubo, furto, extravio ou dano da placa, mudança de unidade federativa e instalação de segunda placa traseira.

A medida obedece a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê que os estados e o Distrito Federal têm até 31 de janeiro para atender a todas as regras.

O diretor de Veículos do Departamento de Trânsito, Detran, Harlei Bueno, explica que as novas placas terão mais segurança.

Em 10 dias, a mudança de placa pode ser solicitada por quem desejar fazer a troca no site do Detran no endereço: detran.gov.br.

A nova placa vai ter uma tarja azul, bandeira do Brasil e outra configuração de letras e números. Além disso, contará com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

O que muda

1- Mais letras e menos números

Em vez de 3 letras e 4 números, como é hoje, as novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa;

2- Novas cores

A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;

3- Estado e cidade com nome e brasão

O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões;

4- Tamanho

A placa terá as mesmas medidas das já utilizadas no Brasil (40 cm de comprimento por 13 cm de largura);

5- Contra falsificações

Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações. 

No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação.

6 – Preço e quem terá que trocar

O modelo será adotado primeiro para novos emplacamentos. Segundo o Denatran, o preço da nova placa será o mesmo das atuais.

Eu preciso trocar a minha placa depois do prazo?

Se quiser, você pode trocar: basta pagar o valor cobrado pelo novo emplacamento. Mas não será necessário. Nos casos em que o carro continuar com seu dono em sua atual cidade poderá continuar com a placa antiga por tempo indeterminado.


+ Trânsito