A MATEMÁTICA DA PARTITURA

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 22 de junho de 2017 às 14:32
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Do cérebro ao coração, à linguagem e ao físico

Quem pensa que ler uma partitura é um suave deleite , prepare-se para dar de cara com todo o raciocínio lógico-matemático ali exposto para ser decodificado em sons.

Tem soma, subtração, número nulo, parênteses, sinal de igual, diferente, semelhante, sinal de maior, menor, equações a serem resolvidas com lógica, sentimento e ainda coordenação motora, a contagem rítmica , as divisões , frações, valores e equivalência entre as figuras de nota, proporções, a precisão milimétrica do metrônomo em alguns casos.

 É um verdadeiro festival de raciocínio, um quebra-cabeças a ser montado, um jogo de detetive descobrindo cada intenção do autor.

Exige perspicácia, que pode ser desenvolvida desde o be a ba … Exige introspecção e ao mesmo tempo desinibição, controle e abstração, programação de metas e resultados.

Depois que se faz todo este tratado de matemática, do cérebro desce ao coração e ali mesmo na partitura tem as indicações do que sentir, onde sentir, como sentir para poder interpretar a intenção correta.

Não parou aí não …  além do mais  ainda tem a parte do idioma natal junto, com frases a serem ditas, cortes nas sílabas, sílabas tônicas, e muito mas muito mais.

Pensa que terminou ? agora sim vem o mais desafiador – a parte da interpretação de texto que faz muita gente rodar no vestibular . É agora … depois que resolveu as equações, seguiu as setas para o coração, deu ênfase ao idioma, agora vem a COMPREENSÃO DO TEXTO EM SUA PROFUNDIDADE DE MENSAGEM…

Mas… compreendeu ? Ahhh agora tem que transmitir . Entra a Educação Física porque os músculos precisam estar bem trabalhados, tendões, relaxamento, nada de tensão, tudo muito bem preparado , uma academia foi feita para poder ter um corpo apto para a prova final.

Mas a música não é  “ só “ isso. Ela tem o MILAGRE da emoção dentro dela, e as pessoas se contagiam com uma interpretação adequada e então ela move sentimentos os mais variados para diferentes situações!

Não parou aí … Outro dia continuamos … Salve a partitura!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero