A Energia dos Temperos atuando na saúde!

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 16 de julho de 2018 às 14:21
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É sempre bom ter variados tipos de temperos na sua despensa, afinal, ninguém quer viver uma vida sem sabor. Porém, algumas vezes sabor em excesso, além de atrapalhar o gosto real dos alimentos, pode significar malefícios à saúde, como ocorre quando se ingere alta quantidade de sal. E é por isso que juntamos alguns temperos muito usados nas cozinhas brasileiras e que proporcionam diversos benefícios para a sua saúde. Vamos aos muitos benefícios dos temperos:

  • Alecrim: estimula a memória, usado para recompor a mente e corpo nos casos de esgotamento. Muito usado para aliviar infecções intestinais e problemas digestivos.
    Aliás, infinitamente melhor do que medicamentos como Omeprazol e com efeitos agregados benéficos. Melhora a circulação sanguínea, fortalece a imunidade, rico em antioxidantes e com ação anti-inflamatória.
  • Gengibre: excelente termogênico, atuando diretamente na otimização do metabolismo, aumentando assim o gasto calórico. Estimula a imunidade, além de oferecer vitaminas e minerais. O gengibre auxilia nos casos de falta de apetite, náuseas (para grávidas uma excelente opção), gases, cólicas e dores articulares, em função de sua ação antinflamatória.
  • Manjericão: auxilia no tratamento da diabetes, pois promove a facilitação da ação da Insulina, além de atuar contra a má digestão, flatulência e mau hálito. Fonte de Magnésio, melhora o fluxo sanguíneo e previne a formação de aterosclerose por glicação do LDL. Bom também para a memória, e pesquisas mostram que as folhas do manjericão atuam de forma a inibir o desenvolvimento das células tumorais.
  • Hortelã: previne e protege contra as verminoses, auxilia no bom funcionamento dos processos digestivos, bastante usado no tratamento de intoxicações. Auxilia no tratamento de doenças respiratórias e previne o Mal de Alzheimer.
  • Coentro: um dos únicos agentes da natureza com capacidade quelante para metais pesados, ou seja, capaz de destoxificar nosso corpo de metais pesados tais como Chumbo e Mercúrio, que provocam uma infinidade de danos sérios à saúde. Estudos Ainda evidenciam sua ação antimicrobiana, antioxidante e antidiabética.
  • Tomilho: tem poder analgésico e auxilia na melhora da função intestinal. Poderoso anti-séptico, atuando contra os micróbios causadores de infecções em geral e principalmente de pele.

No mundo em que vivemos hoje, mergulhados nos temperos industrializados cheios do veneno glutamato monossódico, se tornou bem importante a utilização do poder da natureza na busca de uma vida mais saudável.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero