Ciência explica porque não gostamos de música nova quando envelhecemos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2020 às 19:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir dos 40 anos, para o nosso cérebro tudo começa a parecer mais ou menos o mesmo som

​É provável que, quando éramos adolescentes, nossos pais nos dissessem que a música que ouvíamos era “alta”. Eles não gostaram. E eles não entenderam como poderíamos gostar. 

Com o tempo, quando chegamos aos 40, começamos a pensar que “a boa música não é mais feita” e nos tornamos mais apegados a cantores e músicas familiares.

Nossos gostos musicais começam a se cristalizar na adolescência, quando temos entre 13 ou 14 anos, conforme revelado por uma análise realizada pelo The New York Times com base na música que os usuários ouvem no Spotify.

Quando chegamos aos 20 anos, nossos gostos musicais são praticamente bloqueados com firmeza e, aos 33 anos, a maioria das pessoas parou de ouvir e procurar novas músicas. 

A partir dessa idade, preferimos reviver a trilha sonora das duas décadas anteriores de nossa vida. 

Isso significa que é provável que as músicas mais populares de nossa adolescência e juventude continuem sendo preferidas pelo resto de nossas vidas ou, pelo menos, dediquemos um lugar especial em nossa memória musical.

A partir dos 40 anos, para o nosso cérebro tudo começa a parecer mais ou menos o mesmo.

Existe uma explicação neurocientífica para a nossa relutância em novas músicas. Um estudo realizado na Universidade de Manchester revelou que a capacidade do cérebro de distinguir entre certos sons diminui à medida que envelhecemos.

Esses pesquisadores recrutaram dois grupos de pessoas: um composto por pessoas com mais de 40 anos e outro composto por pessoas mais jovens. 

Cada grupo teve que descrever o quão agradáveis ​​pareciam ser vários pares de notas tocadas em uma escala, enquanto registrava suas respostas neurais.

As pessoas idosas descobriram duas coisas. 1) que acordes consoantes (aqueles que têm tons que combinam e são mais confortáveis) eram menos agradáveis;

2) acordes dissonantes (aqueles que parecem mais irritantes e bagunçados) eram mais agradáveis, em comparação com os jovens.

O fato de a percepção de consonância e dissonância ser bastante reduzida significa que eles têm uma faixa média de audição mais restrita. 

Em resumo, à medida que envelhecemos, músicas novas e menos familiares começam a soar iguais, e é por isso que somos mais relutantes em relação a elas.

Efeito de exposição: Diga-me o quanto você ouviu uma música e eu direi o quanto você vai gostar.

É claro que não podemos culpar apenas o cérebro de nossa “antipatia” por novas músicas. O efeito da mera exposição é outro motivo convincente.

É um fenômeno que explica que, quanto mais nos expomos a uma situação, mais familiar ela é para nós e mais gostamos.

Quando estamos na adolescência e na juventude, ouvimos muita música, para que alguns cantores, grupos e músicas se tornem parte da trilha sonora daqueles anos, eles se tornem familiares e até reconfortantes ao ouvi-los repetidamente.  

No entanto, quando entramos nos 30 anos de idade, novas obrigações de trabalho e família reduzem nosso tempo de lazer, para que possamos passar menos horas descobrindo novas músicas.

Assim, não podemos nos expor tanto a ela que nos tornemos tão familiares quanto canções da nossa adolescência e juventude. 

Isso pode fazer com que, se tivermos que escolher entre ouvir músicas novas ou antigos conhecidos, apostamos nisso.

Sentir também conta

Por último, mas não menos importante, as emoções desempenham um papel essencial em nossa relutância em novas músicas. 

Um estudo realizado na Universidade McGill descobriu que nossas músicas favoritas ativam as áreas de prazer do cérebro, liberando neurotransmissores que nos fazem sentir muito bem, como dopamina, serotonina e ocitocina. 

E quanto mais gostamos da música, mais intenso será esse efeito.

De fato, foi apreciado que, quando conhecemos uma música, nosso cérebro antecipa alguns milissegundos aos pontos altos da melodia, acionando o coquetel de neurotransmissores que nos inundam.

É um tipo de “nostalgia neuronal” que nos faz sentir bem, ativando memórias positivas. 

Portanto, se tivermos pouco tempo para ouvir música, provavelmente não hesitaremos: escolheremos aquelas músicas familiares que geram essa onda de sensações agradáveis.  

Nem tudo está perdido

Toda regra tem sua exceção. Embora seja verdade que, com o tempo, exploremos menos a cena musical, isso não significa que somos condenados a ouvir as mesmas músicas do passado repetidas vezes.

Se nos expormos a novas músicas, manteremos nosso cérebro ativo e poderemos discriminar melhor os sons. Quanto mais música você ouvir, mais receptivos serão os nossos neurônios.


+ Ciência