99% é transpiração e 1% é dom

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 31 de janeiro de 2019 às 10:49
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Então um Chef de Cozinha disse: “meu hobby é cozinhar… E para chegar a ser um hobby eu me dediquei a vida toda estudando, experimentando, vendo vídeos, colecionando receitas, criando, inovando, me aperfeiçoando e não paro de aprender.”

Uma pessoa disse ao pianista Arthur Moreira Lima: “ ah … eu daria a minha vida para tocar Chopin como você toca…”No que o pianista respondeu: – “ eu dei a minha vida, quarenta anos 9 a 10 horas por dia.”

A artista plástica que expôs todas as suas obras numa linda noite de vernissage ouviu alguns comentários sobre seus quadros, dentre os quais uns diziam: – “ Deus dá o dom para algumas pessoas só” … E no que ela não se conteve e interviu: -“Desde criança eu junto sobras de lápis de cor, de giz de cera, de tintas, pincéis e materiais que pudessem me dar a chance de criar e aprender novas técnicas, Deus me deu o gosto pelas Artes, mas quem aprimorou este dom foi o meu esforço diário, constante, incessante, buscando a cada dia ser melhor”

Um senhor que conheceu meu Espaço Franz Liszt fez o comentário: “ ah mas desse jeito é fácil se inspirar e dar aulas, num local tão bem montado, com pianos de qualidade, assim até eu… é um privilégio ter um hobby assim”…Sim, até ele, até qualquer um que se disponha a dar tudo o que tem e o que não tem, para investir no seu local de trabalho de maneira que possa oferecer às pessoas o que há de melhor… Abra mão de passeios, supérfluos, e até do necessário para poder direcionar todo o investimento a oferecer qualidade, tanto no aprimoramento pessoal como no espaço físico.

Aquele ditado sábio cabe muito bem aqui: ‘ as pessoas só veem as pingas que eu tomo mas não sabem dos tombos que eu levo’ …

Em tudo, meus amigos, tem o chamado ESFORÇO.

Música pode ser hobby sim, mas para se chegar a ser um hobby ou até mesmo uma profissão, existe um longo caminho a trilhar. Não dá para ir pra cozinha como hobby e não saber misturar os ingredientes certos, não dá para pintar um quadro sem ter experimentado técnicas e mistura de cores, não dá pra tocar Chopin sem antes ter preparado suas mãos para que sejam uma excelente ferramenta de interpretação.

Música é Ciência!

Música é Arte!

Música é meditação!

Música é hobby.

Música é cura!

E vamos falar de virtudes… A partir do momento que você resolve se dedicar à música, ao estudo de um instrumento, sua vida vai mudar. Para o Chef de cozinha , é necessário ter ingredientes, talheres, eletrodomésticos, tempo, material para se executar o que quiser. E acima de tudo é necessário o material VIRTUDE. Virtude da perseverança, virtude da vontade, virtude da paciência, virtude do capricho, virtude do espírito investigativo… E virtudes se adquirem ao longo da vida!

A vida vai mudar, a pessoa vai mudar, porque se ela é desorganizada, inconstante, impaciente, não quer abrir mão de algo para poder adquirir os materiais necessários, se não tem a VONTADE, a paciência, é hora de começar a adquirir. Eu não conheço até hoje, alguma atividade que possa oferecer tantas mudanças de comportamento e aquisição de virtudes como o estudo de um instrumento musical. Não conheço ainda. São atributos que a pessoa agrega à sua personalidade e quando agregados, eles reverberam em toda as atividades que a pessoa realize.

O esportista também precisa destes atributos desenvolvidos para que um dia possa dizer que o esporte é seu hobby.

Thomas Edison : 99%é transpiração e 1% é dom.

 ********

“Após um concerto magnífico do exímio pianista Arthur Moreira Lima, um jovem foi até ele e falou: “Gostei demais do concerto, eu daria a vida para tocar piano como o senhor”. E ele, de pronto, respondeu: “Eu dei minha vida. Foram quarenta anos de dedicação, de nove a dez horas diárias de esforço”.

Normalmente as pessoas veem o resultado, poucos conhecem o processo.

(Por que fazemos o que fazemos? – M. S. Cortella)

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.​


+ zero