6 dicas para parecer mais inteligente e impressionar o chefe, filhos ou o crush

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de novembro de 2019 às 11:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudos científicos mostram melhores ideias para parecer mais inteligente e impressionar chefes e amigos

Timidamente, Kevin Adkins, de 45 anos, admite que, quando se sente inseguro, usa palavras difíceis para parecer mais inteligente.

Há alguns anos, quando flertava com uma cabeleireira, ele lhe pediu que fizesse um corte “simétrico” em vez de pedir que cortasse por igual. 

E, quando explicou o caminho a uma mulher atraente, fez questão de lhe dizer que as duas opções mencionadas eram “equidistantes”, em vez de explicar simplesmente que a distância era a mesma.

Adkins está entre as muitas pessoas que fazem uso da perífrase. Por saber, consciente ou inconscientemente, que os outros formam impressões sobre a gente depois de um olhar ou uma breve conversa, essas pessoas se esforçam para dar a impressão “certa”.

“Elas pensam: se eu mostrar que tenho um bom vocabulário, vou parecer mais inteligente”, diz Daniel Oppenheimer, Ph.D. e professor de psicologia da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos EUA.

O problema desse plano é que é fácil dar errado. “É quase um jogo entre duas pessoas”, diz Eric R. Igou, Ph.D. e psicólogo social da Universidade de Limerick, na Irlanda.

“Se o observador, a pessoa B, não tiver a mesma teoria, o tiro pode sair pela culatra.” Talvez a pessoa A seja percebida como pretensiosa, não como inteligente.

Usar palavras difíceis também pode confundir os ouvintes, o que, claramente, vai no sentido errado.

“As pessoas associam inteligência à clareza de expressão”, diz Oppenheimer. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata da palavra escrita. 

Um pequeno estudo citado na revista Applied Cognitive Psychology encontrou uma relação negativa entre a complexidade da escrita e a avaliação da inteligência. 

Quanto mais os escritores tentaram parecer inteligentes, menos foram considerados assim.

Então, o que fazer para soar mais inteligente? Siga estas dicas, que vêm de psicólogos comportamentais (e outras pessoas muito sagazes).

1 . Planeje

Numa conversa particular ou num salão com a empresa toda, o mais importante é ser ouvido, com voz alta e clara. 

Isso pode ser assustador para os introvertidos – e para muita gente. O segredo: preparação. 

Se for a uma entrevista de emprego, releia o anúncio e estude todas as informações sobre a empresa que encontrar no Google. 

Se for a uma reunião de trabalho, confira a pauta. Um encontro romântico? Planeje alguns temas de conversa, mesmo que sejam apenas filmes ou programas de TV favoritos. Sentir-se preparado vai deixá-lo à vontade, e isso aumentará sua confiança.

2 . Faça contato ocular

Quando alguém nos olha enquanto falamos, é mais provável achar que a pessoa é inteligente.

“O bom contato ocular significa que a outra pessoa é receptiva ao que você está fazendo ou dizendo”, explica Bogdan Wojciszke, Ph.D. e professor de psicologia social na Universidade de Ciências Sociais e Humanas, na Polônia. 

“Quando o outro não é receptivo, significa que um de vocês dois é burro. Não admira que, tendo de escolher, a maioria prefira achar que burro é o outro.” 

Essa percepção pode ter uma base de verdade. Pesquisadores da Universidade Brandeis, nos EUA, descobriram que conversadores que mantiveram contato ocular conseguiram pontuação mais alta em testes de QI do que quem evitou o olhar do outro.

3 . Mantenha uma postura de poder

Eis algo revelador da ciência dos negócios: pesquisadores do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) fizeram uma pequisa.

E concluíram que, em 87% dos casos, podiam prever com exatidão o resultado de qualquer negociação, telefonema de vendas ou conversa de negócios sem ouvir o diálogo. Como? 

Observando a proporção entre fala e escuta, os padrões de interrupção e a linguagem corporal.

A postura mais aberta ou mais fechada indica até que ponto você está aberto ou fechado aos avanços físicos, mentais e emocionais dos outros. 

A abertura transmite confiança. Para projetar autoconfiança numa reunião, adote uma postura aberta e expansiva. Sente-se ereto e deixe os braços bem abertos sobre a mesa ou ao lado do corpo. (Isso também funciona quando você tenta atrair os olhos de alguém.)

Se não sabe se consegue projetar confiança, antes do evento, no escritório ou no banheiro, treine algumas posturas de poder – como ficar em pé com as mãos na cintura ou usá-las para se apoiar na mesa.

A pesquisa da Ph.D. e psicóloga social Amy Cuddy mostrou que basta manter essas posturas durante dois minutos para baixar o es-tresse e aumentar a sensação de poder.

4 . Elimine as pausas

A confiança é tão perceptível em sua voz quanto na linguagem corporal. 

Como provavelmente já notou ao assistir a qualquer programa de debates políticos, evento público ou reunião de negócios com vários palestrantes, o “vencedor” costuma ser a pessoa que fala com mais energia e fluidez. 

Pausas demais fazem a pessoa parecer insegura, e se suas próprias ideias não o convencerem, como você convencerá o resto da sala?

O físico teórico Leonard Mlodinow ressalta o impacto dessa tendência: “Se duas pessoas disserem exatamente as mesmas palavras, mas uma falar um pouco mais alto e mais depressa, com menos pausas e mais variação de volume, esse falante será considerado mais enérgico, bem-informado e inteligente.”

5 . Reafirme os pontos inteligentes dos outros

Graças a uma daquelas esquisitices mentais injustas, embora verdadeiras, a pessoa que, numa reunião, simplesmente resume os melhores pontos levantados pelos outros em geral será mais bem lembrada do que quem realmente teve aquelas ideias. 

Se estiver com dificuldades de falar na próxima reunião da equipe, anote os melhores comentários feitos pelos colegas. 

Perto do fim da reunião, repita essas ideias de maneira concisa e objetiva. Mesmo que dê o crédito aos colegas, você parecerá mais inteligente.

6 . Conte algumas piadas

Um estudo francês publicado na revista Psychological Reports constatou que as mulheres consideram os homens que contam piadas engraçadas mais inteligentes e atraentes do que os que conversam sobre tópicos mundanos. 

Outros estudos mostraram que as mulheres engraçadas também parecem mais inteligentes aos outros.

Isso pode ter alguma validade, porque é necessário um certo nível de intelecto para fazer observações espirituosas e frequentes. Portanto, use o humor como uma dica de inteligência difícil de fingir. Só não se esqueça do fim da piada!


+ Comportamento