5 dicas práticas e alguns exercícios para melhorar suas habilidades mentais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de janeiro de 2020 às 16:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Descubra quais são as principais habilidades do seu cérebro e aprenda a aprimorá-las para melhor resultado

Suas aptidões ou seus talentos são regidos pelo funcionamento do cérebro e seu equilíbrio especial entre a atividade do hemisfério esquerdo e a do hemisfério direito. 

É isso que proporciona a você, por exemplo, um talento matemático, um dom artístico ou uma excelente compreensão lógica.

Você pode treinar para aperfeiçoar as habilidades mentais que não lhe ocorrem naturalmente. Assim como acontece com a evolução nos esportes, todas elas se beneficiam do esforço e da prática. 

Desafie a si mesmo e as recompensas surgirão. Uma das melhores maneiras de treinar o cérebro é solucionar passatempos todos os dias. 

Além disso, há muitos outros tipos de atividades que irão aperfeiçoar suas habilidades, como descrito nas sugestões a seguir.

Habilidade verbais

​A capacidade verbal é controlada pelo hemisfério esquerdo do cérebro. Sua inteligência verbal é uma maneira de avaliar como você usa a linguagem para se expressar e compreender textos escritos e o que os outros dizem.

Pessoas que possuem habilidades verbais com frequência se destacam em campos como escrita (escritor, jornalista, editor), ensino (geral, de idiomas), direito (juiz, advogado), recursos humanos (analista de pessoal, consultor) e em profissões como ator, psicólogo, intérprete e entrevistador.

Escreva cartas, pequenas histórias ou poemas. Compre um dicionário e use-o para procurar novas palavras ou consultar o significado das palavras das quais você não está seguro. 

Leia a obra de autores clássicos, como Machado de Assis, para sintonizar seu cérebro com uma maneira diferente de se relacionar com a língua. Aprenda outro idioma. Crie seus próprios jogos de palavras, incluindo anagramas e cruzadas.

Habilidades espaciais

​A habilidade espacial é controlada pelo hemisfério direito do cérebro, responsável pelos pensamentos criativos e intuitivos. Ideias para desenhar diagramas e para as artes visuais e musicais irão se originar nessa parte do cérebro. 

Sua aptidão espacial é baseada em sua capacidade de identificar padrões e significados do que a princípio pode parecer uma informação abstrata, aleatória ou muito complexa. 

Pessoas com aptidões espaciais desenvolvidas com frequência se destacam nos campos artísticos e técnicos como arquitetura, fotografia, projetos de engenharia, decoração, e como artistas, designers gráficos, carpinteiros, jardineiros, desenhistas de animação, estilistas, vitrinistas e engenheiros civis.

Entre em um curso de desenho ou de modelo-vivo e aprenda a representar as três dimensões da vida real nas duas dimensões do papel. 

Ofereça-se para ler o mapa em viagens longas ou complicadas. Tente formar imagens em sua mente ao ler um livro ou ao ouvir uma música.

Habilidades numéricas

A capacidade numérica é controlada pelo hemisfério esquerdo do cérebro. As habilidades matemáticas são importantes no nosso cotidiano, de calcular os gastos com as compras da semana a determinar a parte de cada um na conta quando saímos para jantar com amigos.

Jogos matemáticos exploram tanto sua capacidade de executar funções aritméticas básicas quanto uma capacidade mais abstrata de raciocinar. 

Pessoas com habilidades numéricas podem ser atraídas para empregos como contador ou auditor, consultor de negócios, analista financeiro, professor de matemática ou física, consultor tributário ou corretor de ações – e ser bem-sucedidas neles.

Mantenha uma lista de suas compras de supermercado. Tente converter o valor da moeda local por outras moedas mundo afora. Faça contas de cabeça.

Memória

​Todos nos pautamos pelas lembranças que temos de nós mesmos, de outras pessoas ou de eventos específicos. É por isso que a perda da memória é um infortúnio. 

Aquele que sofre de amnésia perde a noção de quem é. Embora a memória se torne menos precisa à medida que envelhecemos, ao exercitá-la você se surpreenderá com o que será capaz de relembrar.

Use passatempos de códigos para ajudá-lo a lembrar-se de encontros, telefones, números e senhas. Estabeleça conexões visuais para ajudar a inserir fatos em sua mente. 

Faça uma lista de compras, memorize-a, e então deixe-a intencionalmente em casa.

Habilidade lógica

A habilidade lógica desenvolvida, um domínio do hemisfério esquerdo, é uma capacidade usada por indivíduos como os programadores de computação.

Ela pode ajudar você nas áreas mais surpreendentes, dando origem aos “saltos intuitivos” que o ajudarão a resolver rapidamente, e com êxito, todos os tipos de problemas – desde pegar atalhos a fim de evitar engarrafamentos até bolar idéias para arrecadar fundos em sua associação de bairro.

Tente o pensamento lateral – por exemplo, lance mão de idéias aleatórias, sem conexão, para ver se elas o levarão a uma nova forma de pensar.

Não seja convencional – experimente olhar para um problema de um ângulo totalmente diferente do que você olharia.

Quando estiver lendo um romance de detetive, ignore o final; em vez disso, relacione as pistas e veja se descobre sozinho quem é o culpado.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as habilidades do cérebro basta pôr em prática todas as dicas!


+ Saúde