3 razões para adicionar cardio de baixo impacto à sua rotina de exercícios

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de novembro de 2019 às 17:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cardio de baixo impacto coloca menos estresse no seu corpo – principalmente nos joelhos e na região lombar

​Em um mundo de treinamento intervalado de alta intensidade, às vezes você precisa desacelerar para acelerar. 

Ou seja, é bom desacelerar antes que você possa avançar. É aqui que o exercício cardiovascular de baixo impacto pode ser útil. 

O cardio de baixo impacto coloca menos estresse no seu corpo – principalmente nos joelhos e na região lombar, onde muitas pessoas sentem dor crônica.

Para ser claro: baixo impacto não significa que a sua frequência cardíaca não aumenta. A maioria dos movimentos, se não todos, aumentará sua frequência cardíaca. 

Baixo impacto significa apenas que os exercícios são mais fáceis para os músculos e articulações. Alguns exemplos de exercícios de baixo impacto incluem caminhadas, natação, uso de uma máquina elíptica, ciclismo indoor ou outdoor, Pilates, etc.

Aqui estão três razões pelas quais você deve considerar trabalhar com cardio de baixo impacto em sua rotina.

1. Ajudar a evitar lesões.

Não é segredo que, quanto mais intenso for o seu treino, maior a probabilidade de você se machucar. 

Isso não quer dizer que você não deva fazer exercícios intensos – quando feitos com segurança, eles podem ser super eficazes! 

Mas o fato é que o cardio de baixo impacto causa menos estresse nas articulações e nos músculos, além de permitir um ótimo treino.

Pense na última aula de spin em que esteve: foi difícil? Sim, Provavelmente. A diferença é que, em uma bicicleta de spin, seus joelhos não estão batendo no chão como estão quando você faz um exercício de maior impacto, como correr. 

O exercício cardiovascular de baixo impacto também tende a causar menos inflamação no corpo (porque você não está causando tanto dano aos músculos), o que significa que você pode enfrentar seu próximo treino hardcore sem ferimentos.

2. Aumentar seu metabolismo.

Fomos ensinados a pensar que o HIIT é a única maneira de aumentar nosso metabolismo – mas não é. 

Na verdade, você ainda pode aumentar seu metabolismo fazendo exercícios aeróbicos de baixo impacto. 

Sua frequência cardíaca ainda aumenta durante exercícios de baixo impacto, seus músculos ainda estão trabalhando duro e você ainda está gastando energia e calorias para que isso aconteça. 

Sem mencionar, fazer exercícios mais difíceis o tempo todo pode deixar o corpo cansado ou dolorido. 

Se você pratica exercícios de baixo impacto em sua rotina, colhe os benefícios de se exercitar com frequência, sem sempre colocar estresse no corpo – para poder fazer esses exercícios intensos com uma intensidade ainda maior, o que aumentará ainda mais seu metabolismo.

3. Melhorar sua flexibilidade.

Embora alguns exercícios de baixo impacto possam ser intensos (rotação, caminhada, etc.), exercícios baseados em flexibilidade, como alongamentos, também se enquadram nessa categoria. 

Ao contrário da crença, o alongamento ainda pode ser um exercício. Qualquer tipo de exercício de mobilidade ajudará na sua flexibilidade, o que o ajudará a se mover com mais eficiência em outras modalidades de treino. 

Tendemos a ignorar o alongamento e a mobilidade, mas, na realidade, são algumas das ferramentas mais eficazes que temos em nossa caixa para melhorar a força e a flexibilidade geral.

Então, quando você deve fazer exercícios de baixo impacto? Depende do seu corpo! 

Você deve fazer um bom treino de baixo impacto uma vez por semana para ajudar na recuperação muscular. Eles são melhores para incorporar antes ou depois de um dia de descanso! 

Lembre-se de que exercícios de baixo impacto devem ser usados ​​em conjunto com outros exercícios – misturar sua rotina manterá seu corpo adivinhando, e essa é a melhor maneira de atingir seus objetivos de fitness e mantê-lo com a melhor saúde.


+ Esportes