2020 terá superlua, chuva de estrelas, eclipse total do Sol e outros fenômenos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de janeiro de 2020 às 20:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Então já anota na sua agenda ou aciona um despertador para não perder nenhum deles.

Já sabe quais e quando serão os principais fenômenos astronômicos de 2020

Nós separamos os cinco eventos raros mais esperados para acontecer este ano. Então já anota na sua agenda ou aciona um despertador para não perder nenhum deles. Afinal, as chances são de que eles não aconteçam novamente tão cedo.

Lua Azul

Um dos fenômenos astronômicos de 2020 mais esperados é a Lua Azul. O evento acontece a cada dois ou três anos normalmente, mas este ano cairá exatamente na noite do dia 31 de outubro, isto é, no Halloween.

A coincidência só voltará a acontecer novamente em 2039.

Eclipse total do Sol

O evento acontecerá no dia 14 de dezembro e será o único do ano. O eclipse solar total  poderá ser visto no hemisfério sul, em algumas partes da Nova Zelândia, Chile, Argentina e parcialmente em algumas áreas do território brasileiro. 

A Superlua

Para quem não sabe, o fenômeno acontece quando o satélite está mais próximo da Terra durante a fase da Lua cheia. O evento está sendo esperado para acontecer nos dias 9 de março, 7 de abril e 9 de maio.

A chuva de estrelas das Perseidas

Apesar de popularmente conhecidas como estrelas, as Perseidas são, na verdade, meteoros que podem ser vistos quando a Terra passa por áreas em que há lixo espacial. 

O evento ocorrerá em diferentes momentos do ano, mas o mais marcante deles acontecerá em agosto, quando a chuva será mais intensa.

As Geminídeas

O fenômeno ocorre anualmente durante o mês de dezembro (entre os dias 13  e 15), quando, geralmente, o planeta está passando por sua trajetória ao redor do Sol e cruza a órbita do asteroide 3200 Faetonte. 

Neste momento, alguns dos detritos do asteroide acabam entrando na atmosfera da Terra. Além disso, se o céu estiver limpo, é possível observar cerca de até 120 estrelas cadentes por hora.


+ Ciência